Quinta-feira
18 de dezembro
ACONTECE
Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de Marta, a sua irmã. Aconteceu que Lázaro ficou doente. João 11:1

Simplesmente aconteceu; não há explicações. A Bíblia apenas diz que, de uma hora para outra, Lázaro ficou doente. Não sabemos se sua dieta era desequilibrada ou se tinha hábitos nocivos. Simplesmente aconteceu com Lázaro o que pode acontecer com qualquer pessoa.

Vivemos em busca de uma causa. Exigimos que a vida nos dê explicações. Mas, em muitos casos, essa é a única resposta que temos: aconteceu. Quando coisas ruins nos afetam, nossa tendência é acreditar que Deus não nos ama ou que está nos punindo por algum mau comportamento. Raciocinamos dessa forma para tentar encontrar a razão do nosso sofrimento. Não conseguimos aceitar que tragédias acontecem com os filhos de Deus. Porém, elas acontecem.

As irmãs de Lázaro enviaram o seguinte recado para Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente” (Jo 11:3). E, mesmo assim, Lázaro morreu. Certo dia ouvi a seguinte máxima: “A ignorância é atrevida.” Esse pensamento me parece verdadeiro. Todos temos uma lista de questões que desejamos levar para a eternidade: “Ah! Quando eu chegar no Céu, vou perguntar para Deus por que tal e tal coisa aconteceram comigo!” Sinceramente falando, Deus não nos deve satisfação.

Ellen G. White nos assegura: “Deus não conduz jamais Seus filhos de maneira diferente da que eles mesmos escolheriam se pudessem ver o fim desde o princípio” (A Ciência do Bom Viver, p. 306 [479]). Lázaro adoeceu e morreu, e Jesus não impediu isso, mesmo o amando profundamente. Quando pudermos perguntar a Lázaro detalhes de tudo o que aconteceu com ele, penso que ele passará mais tempo falando de sua ressurreição do que da doença que o levou para a sepultura.

O relato bíblico revela que Jesus tinha um propósito para o que aconteceu com Lázaro: manifestar a glória de Deus (Jo 11:4). Deus é especialista em tornar os desastres em oportunidades para a revelação de Sua glória. Mas, em um mundo de pecado, é importante saber que eles simplesmente acontecem. O segredo para lidar com essa realidade é a confiança plena em Deus. Por isso, não olhe para o que aconteceu, mas veja o que Cristo realizará a partir disso.