Sexta-feira
19 de dezembro
FELIZES SÃO OS TRISTES
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Mateus 5:4

Felizes são os tristes, diz o versículo de hoje. Isso faz sentido? A felicidade normalmente está associada a sorrisos, e não a lágrimas. O choro geralmente vem como consequência de perdas, dor e aflição. Felicidade e tristeza são opostas. Entretanto, estudos recentes de neurociência demonstram que as áreas cerebrais responsáveis pela felicidade e pela tristeza podem estar simultaneamente ativas. Assim, tristeza e felicidade, biologicamente falando, não se excluem. Entretanto, entender esse processo não é simples. Talvez nossa percepção equivocada sobre a felicidade nos impeça de compreender plenamente a questão.

Nossa tendência é confundir felicidade com facilidade. Por isso, não captamos plenamente a bem-aventurança contida no verso de hoje. Uma vida cercada de facilidades dificilmente nos leva às lágrimas. Contudo, podemos dizer, de certa forma, que a verdadeira felicidade neste mundo não é encontrada em uma vida tranquila.

Quem não busca o próprio conto de fadas, uma situação com o máximo possível de estabilidade e tranquilidade? Esse é o impulso natural de todo ser humano. Entretanto, a realidade frequentemente frustra esse sonho, que podemos chamar de infantil. Por outro lado, um estado de plena tranquilidade não é bom para nós, seres pecadores, pois não seríamos provados, e as nossas fraquezas não se manifestariam.

Quando eu, Diego, olho para minha história e reflito sobre meus momentos mais felizes, percebo que, em sua maioria, não foram os mais fáceis. A felicidade brotou no solo das dificuldades superadas pela graça de Deus. O melhor sorriso veio depois de uma crise de lágrimas. A ausência de facilidade não significa, de forma alguma, ausência de felicidade.

Acredito que, neste mundo, quem não conheceu a tristeza jamais reconhecerá a verdadeira felicidade. Afinal, o real valor de um sorriso é descoberto quando entendemos o preço de uma lágrima. Ter uma percepção adequada da felicidade nos ajudará a encontrá-la mesmo nos momentos mais difíceis. Saiba, contudo, que esse estado de coisas não durará para sempre, pois Deus prometeu que enxugará dos olhos toda lágrima (Ap 21:4). Confie!