Recentemente, fui guiada por Deus a ler o livro de Hebreus. Enquanto estudava Hebreus 8, comecei a refletir sobre o que esse texto diz sobre Deus, sobre mim e sobre minha caminhada com Ele. Então, uma frase me chamou a atenção: “Imprimirei as Minhas leis na mente deles e as inscreverei sobre o seu coração; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo” (v. 10). Isso me fez lembrar do texto bíblico de hoje. Continuei refletindo sobre o significado desses versos, e outro trecho também despertou minha atenção: “Dos seus pecados jamais Me lembrarei” (v. 12).
O novo coração e o novo espírito são resultado do trabalho do Espírito Santo e dos dons concedidos por Ele quando nós dizemos “sim” a Jesus. Isso não é algo pelo qual eu trabalho ou me esforço para alcançar. Quando escolho crer, Deus faz todo o trabalho em transformar meu coração e meu espírito. Essa é a razão pela qual Deus pode afirmar: “Dos seus pecados jamais Me lembrarei.” Ao derramar Seu sangue na cruz, Jesus Cristo levou a culpa do pecado em meu lugar, e eu fico sem pecado a partir do momento em que começo a acreditar que Ele pode me purificar. No entanto, vivo como pecadora, pois nasci em pecado. É o sangue de Jesus Cristo que nos possibilita ter um novo coração e um novo espírito, dons exclusivos do Espírito Santo. E Ele promete ser nosso Deus.
Queridas irmãs, quando você e eu escolhemos Jesus, Ele nos reivindica como Suas filhas – filhas do Rei –, com coração e espírito novos, colocados por Ele dentro de nós.
Ao iniciarmos este novo ano, que possamos entender o significado desses versos. Eu O escolhi para ser meu Deus porque Ele me escolheu primeiro. Agora, nessa novidade de vida, pela graça da cruz, posso viver triunfante, dia a dia, em Sua presença. Eu a desafio a estudar, com espírito de oração, e a meditar nessas promessas, pois Nele podemos ter uma vida mais livre e completa.
Mary H. Maxson