Terça-feira
13 de janeiro
COPO MEIO VAZIO
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês. Filipenses 4:8

Se o copo parecer meio vazio, lembre-se de que ele também está meio cheio. Alguns anos atrás, enquanto estávamos no seminário, minha colega de quarto, Michaela, e eu fomos ao mercado, como fazíamos regularmente. Como eu pagava meus estudos da pós-graduação, sabia que o dinheiro era bastante escasso. Por isso, jamais desperdiçava algo, principalmente alimentos!

Certo dia, enquanto colocávamos nossos tesouros adquiridos no carro, acidentalmente derrubei uma caixa de mirtilos no chão. Tudo o que eu conseguia ver eram meus mirtilos deliciosos espalhados pelo estacionamento.

Lá se vai uma porção inteira de frutas!, pensei. Senti-me desanimada, pois não tinha dinheiro para comprar mais. Naquele momento, Michaela disse algo que mudaria para sempre meu modo de contemplar a vida:

– Tricia, olhe! Você ainda tem um recipiente cheio de mirtilos que sobraram!

Para mim, o que ela disse foi transformador. Eu posso escolher como abordar qualquer situação. Posso me concentrar no que está errado ou no que está certo. Posso ficar triste pelo que perdi ou ser agradecida pelo que sobrou. Posso lamentar um erro ou me regozijar por alguma conquista. Eu escolho como vejo o mundo e minhas circunstâncias. Aquilo que escolho para ser meu foco pode me ajudar a avançar na vida ou me deixar trancafiada em desespero.

Durante minha recuperação de um problema de saúde recente, essa lição me ajudou muito. Sim, houve momentos em que meu esposo, Shawn, me forçava a sair da frente do espelho quando eu tentava, sem sucesso, fazer curativos em minhas feridas. Porém, o lembrete de que “meu copo estava quase cheio” sempre me ajudava a prosseguir.

Tenho aprendido que aquilo que pensamos ou como encaramos determinada circunstância realmente impacta não apenas uma recuperação, mas toda a vida. Precisamos ser seletivas sobre o que permitimos ocupar nossa mente e intencionais sobre como encaramos nossas circunstâncias.

Como você tem encarado sua situação atual? Não importa qual seja, Deus é maior!

Tricia (Wynn) Payne