Nos meus passeios de verão, gosto de descer o rio de boia com algumas amigas queridas da igreja. Alugamos uma casa por alguns dias, planejamos as refeições e colocamos nossas boias na mala. Depois, é só aproveitar o sol e a descida rio abaixo. Nesse rio, há correntezas que praticamente nos carregam por quase todo o trajeto. Contudo, às vezes temos que remar para ficarmos longe de galhos e arbustos que despontam na superfície.
Um dia, descobri que sair de minha boia e ir caminhando com ela era muito mais fácil do que tentar lidar com os galhos e arbustos. Desde então, caminho pelo rio nas partes mais desafiadoras. Às vezes, puxo uma das mulheres comigo, outras vezes, formamos uma corrente e nos movemos rapidamente rio abaixo. De vez em quando, tropeço em algum tronco ou rocha no fundo do rio, mas, de modo geral, não tenho dificuldade para caminhar, além de ser um ótimo exercício!
No entanto, existem “armadilhas” em potencial ao caminhar pelo rio. Já encontrei plantas cheias de lama e algas escorregadias que tendem a se enroscar em meus pés e me deixar atolada ou me levar para o fundo do rio.
Isso me faz pensar em como o inimigo de nossas almas quer nos ludibriar, puxando-nos para baixo, onde ele pode nos afogar em tentações e pecados. Ele quer que percamos nosso equilíbrio em Jesus e afundemos na lama. Mas há algo mais forte do que seus puxões espirituais! A poderosa água viva de Cristo nos levanta acima das tentações e nos leva por correntes limpas e claras de verdade e poder, encontrados na Palavra de Deus.
As águas do rio borbulham, jorram, purificam e levam a impureza embora. As águas puras de uma nascente saciam a sede dos fatigados e sobrecarregados. Deus estabelece rios e nascentes espirituais nos lugares certos de nossa vida por razões certas. Jesus disse que aqueles que acre-
ditarem e confiarem Nele experimentarão “rios de água viva” (Jo 7:38) fluindo do seu próprio coração!
Quando sua vida começar a parecer nada mais do que montes empoeirados, reflita nas nascentes refrescantes que correm entre eles. Depois, beba abundantemente da água viva encontrada na verdade, no conforto e nas promessas da Palavra de Deus. Deixe que a correnteza a carregue.
Não fique atolada na lama.
Cyndi Woods