Se formos fiéis e obedientes, Deus Se deleitará em nós e nos abençoará como Seu povo escolhido e peculiar. Quando existirem em abundância a fé, amor e obediência perfeitos, atuando no coração dos que são seguidores de Cristo, eles possuirão poderosa influência (T2, p. 561 [693, 694]).
O Senhor uniu a Si o Seu povo por meio de um concerto solene, prometendo-lhe ser o seu Deus, enquanto o povo se comprometia a ser unicamente Dele. Disse o Senhor: “Eu Me casarei com você para sempre; Eu Me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão” (Os 2:19, NVI). E em outra passagem: “Eu é que sou o esposo de vocês” (Jr 3:14). E Paulo empregou a mesma figura no Novo Testamento, quando escreveu: “Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a Ele como uma virgem pura” (2Co 11:2, NVI) (GC, p. 324, 325 [381]).
“Como o jovem se casa com a moça, assim os seus filhos se casarão com você; como o noivo se alegra com a noiva, assim o seu Deus Se alegrará com você” (Is 62:5). “Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e Se entregou por ela” (Ef 5:25).