Segunda-feira
02 de fevereiro
UMA ESTRELA SE APAGOU
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Era uma manhã fria, mesmo assim, ela se levantou, fez sua devoção pessoal, como de costume, vestiu-se para a caminhada e saiu com seu amigo a fim de cuidar da saúde. A leve brisa e os passos tranquilos, porém, foram interrompidos.

Na volta para casa, perceberam que estavam sendo seguidos. Aceleraram os passos, mas, infelizmente, dois jovens, movidos por propósitos destrutivos, atacaram com a intenção de assaltar. O amigo de minha mãe foi ferido, mas ela, minha querida mãe, não teve reação e, de forma brutal, perdeu a vida. Seus sonhos, planos e a alegria de viver se apagaram repentinamente.

Minha mãe era missionária. Amava falar do amor de Deus e espalhar a luz do evangelho. Como lidar com essa perda? Deus, onde o Senhor estava? Por que não impediu essa tragédia? Por que não livrou minha mãe do mal?

Nesses momentos de dor profunda, lembro-me da cruz. Penso na dor que Deus enfrentou ao ver Seu Filho amado, Jesus, morrer por amor a todos nós. Diferentemente de minha mãe, que não teve escolha, Deus entregou Seu Filho para morrer, a fim de que tivéssemos a chance de uma nova vida.

Isso apaga a dor? Não. Mas traz conforto. Sei que Deus sofreu mais do que qualquer um de nós. Ele odeia o mal e o pecado, mas ama o pecador. Naquele dia, Ele “perdeu” minha mãe momentaneamente, pois eu creio que, na volta de Cristo, ela ressuscitará com os justos. Já os dois jovens, em contraste, se não encontrarem a salvação, podem se perder para sempre. Isso também é doloroso para Deus, pois Ele ama a todos, sem exceção.

A dor da perda ainda me acompanha. É muito triste perder alguém que amamos muito. Mas a promessa da volta de Jesus traz consolo e força. Sei que Ele tem o poder de ressuscitar, e essa esperança torna o fardo mais leve.

Se você também perdeu alguém querido, lembre-se dessa promessa. Ela é luz, iluminando nossos dias mais sombrios. A vida é curta. Temos um relógio chamado vida, que pode não despertar mais amanhã. Por isso, aproveite cada oportunidade para aceitar o convite de Jesus e teste-munhar de Seu amor!

[Eurides Monteiro Nascimento Carmo: 27/06/1966 – 15/01/2025]

Leidiane Nascimento Carmo