Terça-feira
03 de fevereiro
Palácios, templos e casas de prazer – 1
As hienas uivarão nos seus castelos; os chacais, nos seus palácios de prazer. A hora da Babilônia está chegando, e os seus dias não serão prolongados. Isaías 13:22

O verso de hoje faz parte do decreto divino contra Babilônia, com ênfase em seus templos e palácios, a causa de seu orgulho. Contudo, isso não significa negar seus méritos. Nabucodonosor entrou para a história, com justiça, como o construtor de Babilônia e, de certo modo, do Novo Império.

Embora a antiga Babilônia não tenha atingido as dimensões fantásticas que Heródoto, historiador da Antiguidade, lhe atribuiu, ela era imensa. As cidades de sua época eram bem menores. Com um perímetro de cerca de 17 quilômetros, Babilônia superava o de Nínive, que tinha 12 quilômetros; os muros da Roma imperial, com 10 quilômetros; e até os de Atenas, que, no auge de sua grandeza, contavam com apenas seis quilômetros de perímetro.

Essa comparação com outras cidades famosas da Antiguidade mostra que Babilônia era possivelmente a mais extensa e grandiosa de todas as capitais antigas. Isso mostra de onde vem o orgulho de Nabucodonosor por ter construído aquela grande potência.

Além disso, Babilônia se destacava como centro religioso incomparável. Uma tábua cuneiforme do tempo de Nabucodonosor enumera 53 templos dedicados a deuses importantes, 995 pequenos santuários e 384 altares de rua, todos dentro dos limites da cidade. Em comparação, Assur, uma das principais cidades da Assíria, com seus 34 templos e capelas, parecia relativamente insignificante. Assim, pode-se entender por que Nabucodonosor e os caldeus se orgulhavam tanto de sua cidade, a ponto de afirmarem que ela era o centro e a origem de toda a Terra.

O orgulho é a raiz de todos os pecados. Ele tem sido a ruína de nações e impérios, como ocorreu na Mesopotâmia. É o pecado mais detestável aos olhos de Deus, embora seja o mais disfarçado pelos seres humanos. É mais fácil salvar um bêbado inveterado que clama por ajuda do que uma pessoa arrogante. Somente o Espírito de Deus pode operar um milagre em nosso coração e quebrantá-lo humildemente aos pés do Salvador. Você deseja isso hoje?