Segunda-feira
16 de abril
Vozes de louvor
As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu! Salmo 19:14

Fomos chamados por Deus para proclamar o evangelho eterno em um mundo repleto de vozes eloquentes e convincentes. A fim de cumprir nossa missão com eficácia, devemos prestar atenção não só àquilo que dizemos (conteúdo), mas também a como dizemos (método). De acordo com Ellen White, “podemos ter conhecimentos, mas a menos que saibamos servir-nos corretamente da voz, nossa obra será um fracasso. Se não soubermos revestir nossas ideias com a linguagem apropriada, de que nos aproveitará a educação? O saber de pouco proveito nos será, a menos que cultivemos o talento da palavra” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 6, p. 380).

Em 1999, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz escolheu 16 de abril como o dia anual de celebração do fenômeno da voz. Três anos depois (2002), o laringologista e professor português Mario Andrea, presidente da Sociedade Europeia de Laringologia, sugeriu que 16 de abril deveria receber muito mais atenção e se tornar o Dia Mundial da Voz. Seu objetivo era demonstrar a enorme importância da voz na vida de todas as pessoas; incentivá-las a avaliar sua saúde vocal; e convencê-las a aperfeiçoar ou manter bons hábitos vocais.

Um exemplo clássico de como os esforços pessoais podem nos ajudar a superar problemas de fala é a história de Demóstenes (384-322 a.C.), o maior de todos os oradores da Grécia antiga. Plutarco, historiador e biógrafo grego, conta que Demóstenes tinha um grave defeito de fala. Para superar o problema, ele montou um escritório no porão de sua casa, no qual exercitava a voz. Demóstenes se utilizou de estratégias interessantes. Para que não pudesse sair em público, ele raspava os cabelos de metade da cabeça. Além disso, falava com pedras na boca e recitava versos enquanto corria ou estava sem fôlego, a fim de superar sua dificuldade. Ele também falava diante de um grande espelho.

Existem aspectos da sua voz e habilidade de fala que você gostaria de melhorar? Deus é capaz de nos usar, apesar de nossas limitações e fraquezas. Ao combinar as técnicas corretas com esforços perseverantes, podemos superar muitas de nossas deficiências na fala. Você e eu devemos consagrar nossa voz a Deus, usando-a sempre para glorificar ao Senhor e edificar a humanidade, evitando fazer qualquer tipo de exaltação pessoal.