Sexta-feira
04 de maio
A esperança de Helen
O Espírito do Senhor [...] me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:18, 19, ARA

Helen foi internada no hospital durante o meu turno. Após avaliar suas necessidades, expliquei-lhe tudo sobre os medicamentos e exames que seriam necessários. Sua reação foi calma, e ela se mostrou claramente agradecida. Senti algo especial em relação a ela e seu esposo, Neville. Na manhã seguinte, a medicação havia produzido seu efeito, e Helen estava pronta para ir para casa. Quando lhe dei alta, ela, orgulhosamente, anunciou que não havia fumado por dois dias!

Minha paixão pela medicina do estilo de vida despertou. Como os dois fumavam, pedi a Helen e Neville permissão para ajudar ambos a deixar de fumar, e eles concordaram imediatamente. Passei cerca de meia hora com eles. Ficaram muito agradecidos e expressaram como se sentiam estimulados diante dessa nova compreensão. Helen disse: “Como eu queria ter gravado um vídeo dos seus conselhos, para partilhar com meus amigos e familiares!”

“Bem”, expliquei, “eu apresentei uma série de quatro episódios sobre como deixar de fumar, e vocês podem assistir em vídeo. Será que seria suficiente?” Os dois ficaram eufóricos enquanto eu explicava como acessá-lo via internet e como encontrar o Canal da Esperança. Helen deduziu que, se eu trabalhava para uma rede de televisão cristã, eu devia ser cristã. De repente, percebemos com alegria que o “algo especial” que havíamos sentido mutuamente era o fato de sermos todos crentes. Aceitaram meu oferecimento de orar com eles e, formando um pequeno círculo, clamamos a promessa de que “para Deus tudo é possível” (Mateus 19:26, ARA; itálico acrescentado), reconhecendo que, acima de todas as coisas, o desejo de Deus para com Helen e Neville era que tivessem “prosperidade e saúde” (3 João 2, ARA). Sua fé se fortaleceu quando perceberam que o Céu estaria ao lado deles na batalha que tinham pela frente!

Quando me levantei da oração, notei que os pacientes nos outros três leitos do quarto de Helen se haviam aquietado, possivelmente para escutar através da cortina frágil que nos separava. A nova esperança de Helen já testemunhava para outros. Continuo orando para que Helen e Neville não apenas obtenham a vitória sobre a nicotina, mas que sua vida seja transformada pela verdade que haverá de irradiar-se para o restante da família.

Nerida McKibben