Sábado
26 de maio
Espera ansiosa
Como é feliz o homem que me ouve, vigiando diariamente à minha porta, esperando junto às portas da minha casa. Provérbios 8:34

Uma das histórias mais comoventes de todos os tempos envolveu um cachorro da raça akita e seu dono, um professor universitário japonês chamado Hidesabur? Ueno. O cachorro Hachiko foi achado em 1924, ainda filhote, pelo professor perto da estação de trem. Por ser um apreciador de cães, Ueno o levou para casa e cuidou dele.

A amizade entre os dois ficou cada dia mais profunda, a ponto de Hachiko todos os dias acompanhar seu dono pela manhã para a estação do trem e esperar sua volta no final da tarde. Em maio de 1925, o professor Ueno morreu em decorrência de um derrame sofrido em seu ambiente de trabalho.

Hachiko ficou com os familiares do professor, mas fugia constantemente de casa para ir até a antiga casa do dono. Ao perceber que não o encontrava mais ali, resolveu esperar todos os dias na estação de trem. Ele repetiu essa espera por nove anos, quando morreu doente e ainda esperando encontrar o querido dono.

A história do cachorro fiel ficou tão famosa que a prefeitura da cidade construiu uma estátua em homenagem a Hachiko em frente à estação de trens de Shibuya, no Japão, e, em 2009, foi lançado um filme baseado nessa história. Aquele cão esperava ansioso pelo encontro com seu dono naquela estação.

Vivemos em um período da história da humanidade em que é cada vez mais difícil tomar decisões corretas. As pressões para entrarmos por caminhos tortuosos são muito grandes e vêm de todos os lados.

Diante desse quadro, o que nos resta fazer é buscar a Deus com todas as forças e nos apegarmos a Seus princípios eternos. Como sugere o texto bíblico de hoje, devemos nos esforçar para começar cada dia sob a orientação da sabedoria divina, pois apenas ela nos ajudará a decidir pelo caminho certo.

Hachiko, sem resultado, esperou por seu dono por nove anos naquela estação de trem. No entanto, se esperarmos Jesus, não nos decepcionaremos. Deus prometeu que, se pedíssemos sabedoria, Ele Se revelaria como Aquele “que a todos dá livremente, de boa vontade” (Tiago 1:5).

Ore agora pedindo sabedoria do Céu. Renove esse pedido a cada manhã e espere com fé. Ele garante: você receberá.