Domingo
27 de maio
Polegar para cima
Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor. Provérbios 8:35.

Na Roma antiga, era comum ouvir a expressão latina pollice verso. Ela queria dizer literalmente “polegar virado” e era muito usada nos jogos romanos que envolviam os gladiadores. Segundo a tradição, quando um dos lutadores estava vencido e em uma posição em que não poderia se defender, com o polegar, o imperador definiria se o vencedor completaria a luta executando o outro ou se o perdão seria estendido. Polegar para cima indicava o perdão, polegar para baixo indicava a execução.

Na arena, a vida do guerreiro estava nas mãos do imperador. Ele escolhia se o homem continuaria vivo ou se teria a existência encerrada naquele momento.

Na vida espiritual, não é bem assim. Não existe um imperador decidindo se você irá viver ou morrer. Está em suas mãos a escolha pela vida eterna.

Em Provérbios, a sabedoria personificada nos indica como devemos fazer para obter vida eterna. A primeira coisa é procurar. Como todos os outros tesouros, a eternidade é um bem que precisa ser buscado. O ato de buscar indica que temos interesse e que estamos dispostos a deixar outras coisas em nome daquele bem. A salvação é completamente gratuita. O preço foi pago por Jesus no Calvário; porém, precisamos dar um passo em direção a ela. Jesus ilustrou essa lição com uma parábola: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo” (Mateus 13:44).

Perceba que os outros passos expostos no texto bíblico inicial são dados pela sabedoria. Em resposta à nossa busca, ela se deixa encontrar e nos dá o favor de Deus como presente adicional. Isso significa que o coração do Pai se alegrou com a nossa atitude de buscar a vida.

O apóstolo João nos diz: “E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em Seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida” (1 João 5:11, 12). Portanto, buscar a vida é uma referência direta a desenvolver um relacionamento íntimo com Jesus Cristo. Ele é o Pai da Eternidade.

Se depender de Deus, você sempre terá vida. Aliás, por você, Ele abriu os braços na cruz. Aceite-O, ame-O, e a vida será sua.