Sexta-feira
10 de agosto
A verdade
Quem diz a verdade ajuda a cumprir a justiça, mas quem dá testemunho falso está a serviço da mentira. Provérbios 12:17, A Mensagem

Um turista estava visitando um museu na Europa e se impressionou com o que viu. Ao entrar no estabelecimento, percebeu que existiam vários objetos à venda. Eram artigos que serviriam como lembranças do passeio. Ao lado dos objetos, havia um recipiente cheio de moedas que deveria ser usado para trocar o dinheiro, caso o visitante não tivesse o valor certo da compra. Também ao lado dos objetos havia outra caixa onde deveria ser colocado o valor do utensílio escolhido. Depois de pago, era só levar o que se escolheu.

Não havia um vendedor ao lado dos objetos e muito menos um caixa para receber o dinheiro. Cada pessoa deveria colocar o valor e levar o objeto. Quando saiu do museu, o turista encontrou um morador local e perguntou se alguém cuidava do museu e das vendas. O morador respondeu que um homem abria e fechava o local, mas nem ele nem ninguém ficava fiscalizando o dinheiro. A pergunta do viajante parecia óbvia: “Ninguém mexe no dinheiro ou leva sem pagar um objeto?” Espantado, o homem respondeu: “Alguém faria isso?”

Naquele local, a honestidade era tão comum quanto respirar. Esse também é o sentido original do provérbio de hoje. A ideia de falar a verdade poderia ser traduzida literalmente como “respirar a verdade”, ou seja, para o filho de Deus não há esforço para ser verdadeiro; isso é parte de seu caráter.

Infelizmente, essa não é a característica da maior parte da sociedade contemporânea. A mentira é vista como “qualidade dos espertos”. Há quem considere mentir e levar vantagem como algo positivo. Contudo, não é assim com Deus. Aqueles que estão com o Senhor trabalham com a verdade de forma bastante natural.

O segredo para “respirarmos a verdade” está em Deus, viver com Deus e para Deus. Cristo falou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6) e aqueles que O interiorizam, terão naturalmente a verdade exalando de seus poros.

Deveríamos fazer a pergunta do europeu ao turista para nós mesmos sempre: “Eu faria isso?” A relação com Cristo é a única forma de vivermos desconfiados de nosso coração e confiados na graça transformadora de Deus. Por isso, achegue-se a Jesus. Com Ele em sua vida, a verdade será tão natural quanto respirar.