Quinta-feira
20 de setembro
Deus sempre vê
Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons. Provérbios 15:3

Muitos reality shows foram lançados nos últimos tempos na TV mundial. Todos eles têm uma característica em comum: os participantes são vigiados por câmeras 24 horas por dia. Alguns canais por assinatura, inclusive, oferecem pacotes para assinantes que querem ter acesso a todas as câmeras do programa e acompanhar os participantes a qualquer momento. Não sei dizer onde está a parte legal disso, mas o fato é que esse tipo de programa tem feito cada vez mais sucesso.

O provérbio de hoje diz que Deus nos observa em cada minuto de nosso dia. Diferentemente dos programas citados acima, Ele não está curioso para ver o que estamos fazendo, mas interessado em nossa salvação. Por causa de Sua onipresença, Deus pode dar atenção exclusiva a todos os seres humanos ao mesmo tempo.

A Bíblia apresenta alguém que sentiu de perto esse cuidado do Céu. Hagar, serva da esposa da Abraão, estava triste, sentindo-se desamparada, vagueando pelo deserto, esperando um filho de Abraão. Aparentemente, ninguém a via. Entretanto, os olhos de Deus estavam sobre ela. A Bíblia diz que o “Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur, e perguntou-lhe: ‘Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai?’ Respondeu ela: ‘Estou fugindo de Sarai, a minha senhora’” (Gênesis 16:7, 8).

Naquele encontro, Deus confortou Hagar, garantiu que cuidaria dela e da criança e demonstrou cuidado com Seus filhos. Depois desse fato, Hagar deu um título a Deus que retrata tudo o que ela sentiu naquele momento: “Tu és o Deus que me vê” (Gênesis 16:13).

Sobre o provérbio de hoje, Bruce K. Waltke diz que o “Deus que não pode ser visto, mas que vê todas as coisas, sonda e penetra com discernimento todas as situações e faz distinção entre bons e maus, a fim de ajustar a História recompensando os primeiros e castigando os últimos, garantindo assim a ordem moral”. Seguindo esse pensamento, Kenneth T. Aitken explica sobre Deus: “Nenhum ato de bondade é trivial demais, nenhuma contravenção é banal demais, para chamar Sua atenção e receber Sua bênção ou Sua condenação.”

Quando se sentir sozinho e triste, lembre-se de que os olhos de Deus estão sobre você. Ele tem poder e no momento certo agirá para lhe proteger e abençoar. Deus está vendo. Isso é muito bom!