Quarta-feira
10 de outubro
Vasos de verdade
O rei se agrada dos lábios honestos; e dá valor ao homem que fala a verdade. Provérbios 16:13

Conta-se a história de um príncipe que estava querendo escolher uma moça para se casar. Todas as moças do reino queriam aproveitar essa oportunidade, especialmente a filha de um camponês pobre que sempre via o príncipe passear a cavalo. A moça era apaixonada pelo príncipe, mas nunca havia nem chegado perto dele.

As meninas que queriam concorrer à vaga de princesa foram convocadas para uma reunião. Era uma multidão de garotas. A camponesa apaixonada era uma delas, mas pensava consigo mesma que nunca teria chances diante de tantas moças bonitas e de famílias influentes.

O príncipe pediu a atenção de todas e anunciou que a definição de quem se casaria com ele sairia do resultado de um concurso. Ele, então, pediu que os servos entregassem para cada garota um vaso de barro com terra e um pacote com algumas sementes. Ele explicou que aquelas eram sementes de rosas. Depois de seis meses, quem trouxesse as rosas mais lindas, originadas a partir daquelas sementes, seria a princesa do reino.

Seis meses se passaram e chegou o dia de apresentar o resultado do cultivo. Muitas moças se apresentaram com lindos vasos com rosas. Porém, bem perto da hora de começar a avaliação, a filha do camponês ainda não havia chegado.

Ela estava triste porque sua rosa não havia germinado. Seria muito vergonhoso ir àquela avaliação, ela pensava. Contudo, seu pai a convenceu, e ela foi. Quando chegou, recebeu olhares de reprovação e pequenas risadinhas de desprezo. Seu vaso estava vazio.

O príncipe entrou no salão, e todos fizeram silêncio. Ele observou com muita atenção cada uma das moças e seu respectivo vaso com rosas deslumbrantes. Em um cantinho do salão, ele encontrou a jovem camponesa com seu vaso vazio. Perguntou a ela o que havia acontecido. Ela respondeu que a semente não germinara. Foi a primeira vez que ela falou com seu amado. Algo inesperado ocorreu. O príncipe pegou em sua mão, atravessou o salão com ela, a levou ao palco e anunciou que ela seria a nova princesa do reino. Ele explicou que todas as sementes eram estéreis e que apenas aquela moça havia falado a verdade; por isso, era a única digna de ser a princesa.

O Príncipe do Universo, Jesus Cristo, também fica feliz quando Seus súditos são verdadeiros. Faça-O feliz, e a justiça e a verdade florescerão em seu caráter.