Domingo
09 de dezembro
De volta ao ministério
Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 1Reis 19:9

O desânimo pode nos transformar nos piores inimigos de nossos melhores projetos e minar os planos de Deus para nossa vida. Em 9 de dezembro de 1856, enquanto estava em Round Grove, Illinois, Ellen White teve uma visão acerca da condição espiritual crítica de algumas famílias observadoras do sábado que haviam se mudado da Costa Leste dos Estados Unidos para Waukon, Iowa. O tempo estava terrível, com uma mistura de muita neve e chuva. Ellen chegou a dizer: “Nunca presenciei um clima tão frio.” Tiago White estava receoso de fazer a longa jornada até Waukon, mas a esposa insistiu: “Precisamos ir!”

Era o início do inverno e, para chegar a Iowa, eles precisariam cruzar o grande rio Mississippi. Não havia ponte, e nenhum barco era capaz de navegar pelas águas cobertas de gelo. Para atravessar com segurança, dependiam da firmeza do gelo, que estava sob cerca de 30 centímetros de água. Quando chegaram ao ponto da travessia, Josiah Hart se levantou no trenó e disse: “Chegamos ao Mar Vermelho. Nós o atravessaremos?” Ellen White respondeu: “Vá em frente, confiando no Deus de Israel!” Pela fé, eles atravessaram o perigoso rio e finalmente chegaram a Waukon, onde fortaleceram a fé dos cristãos adventistas e resgataram dois pregadores.

Em Waukon, Tiago e Ellen foram levados a uma carpintaria na qual Hosea Mead, adventista de Washington, New Hampshire, e John N. Loughborough, ex-pregador adventista, estavam trabalhando como marceneiros. O casal White permaneceu no trenó e, assim que Loughborough apareceu para vê-los, Ellen lhe perguntou: “Que fazes aqui, Elias?” Pasmo, respondeu: “Estou trabalhando com o irmão Mead na carpintaria.” Então ela perguntou uma segunda vez: “Que fazes aqui, Elias?” E uma terceira vez: “Que fazes aqui, Elias?” Por causa da visita de Tiago e Ellen White à cidade de Waukon, Loughborough deixou o trabalho de carpinteiro, e John N. Andrews largou o trabalho agrícola. Ambos retomaram o ministério, tornando-se pregadores e escritores muito influentes do adventismo.

Se você tirou “férias” da missão que o Senhor lhe confiou, agora é o momento certo de voltar. Por favor, não adie sua decisão!