Sexta-feira
07 de dezembro
Nunca ficaremos caídos
Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade. Provérbios 24:16

Uma das formas de os boxeadores ganharem a luta é nocauteando o adversário. Quando o lutador cai, o juiz abre a contagem e, se o atleta não se levantar em alguns segundos, é declarado perdedor.

Todos os seres humanos são pecadores por natureza. Essa é uma situação com a qual conviveremos até que Jesus volte. Mas a “queda” à qual o provérbio de hoje se refere não é o escorregão que damos quando cometemos pecados. O sábio está se referindo às tentativas do inimigo de nos nocautear na vida espiritual. A promessa é que Deus ajudará aqueles que são Seus a se reerguerem. Essa ideia é repetida várias vezes na Bíblia. Uma delas diz o seguinte: “Entregue os seus problemas ao Senhor, e Ele o ajudará; Ele nunca deixa que fracasse a pessoa que Lhe obedece” (Salmo 55:22, NTLH).

A psicologia moderna e os livros de autoajuda dão muitas sugestões de como uma pessoa pode se livrar de seus problemas, mas nenhuma delas é completamente eficaz. Podemos contar nossas dificuldades para nossos irmãos ou mesmo para um profissional; porém, somente Deus pode receber nossos problemas de uma forma que alivie o peso do coração. Nunca deveríamos nos esquecer do convite divino: “Venham a Mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e Eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28, NTLH).

O convite inspirado do Salmo 55 é para que entreguemos nossas cargas ao Senhor. A palavra Senhor, usada pelo salmista, retrata Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são Seus servos.

Deus nos conhece, vê nosso sofrimento e angústia e, como dono de tudo, tem autoridade e poder para intervir. Por isso, os escritores bíblicos nos convidam a entregar completamente a vida a Ele.

Às vezes, a vida tenta nos nocautear. Os golpes são fortes e até nos levam ao chão em alguns momentos. Contudo, se entregarmos a vida a Cristo, Ele nos estenderá a mão cada vez que precisarmos. Com a companhia de Deus, nunca permaneceremos caídos.