Domingo
09 de dezembro
Prepare o terreno
Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família. Provérbios 24:27

Sem dúvida, a Bíblia é o livro mais especial do planeta. Nela encontramos as orientações de Deus para que sejamos felizes. Os conselhos divinos cobrem todas as áreas da vida. As Escrituras têm dicas para quem deseja crescer na vida espiritual, econômica, social e familiar. Você já deve ter percebido que o livro de Provérbios é um excelente exemplo disso. Nele encontramos, ao longo deste ano, centenas de conselhos importantes. Hoje apresento mais um.

Nos tempos bíblicos, ao se interessar em casar com uma moça, o rapaz primeiro teria que ter um pedaço de terra cultivado e demonstrar para os pais dela que de lá seria capaz de tirar o sustento para manter a nova família. A autorização para o casamento só seria dada quando houvesse certeza de que ele teria condições financeiras para cuidar da esposa. Isso era demonstrado por meio de presentes que o noivo dava à noiva e à família dela. Foi assim que aconteceu com Isaque e Rebeca, por exemplo.

Quando o servo de Abraão levou, em nome de Isaque, a proposta de casamento para Rebeca, disse: “O Senhor Deus abençoou muito o meu patrão, e ele ficou rico. O Senhor lhe deu rebanhos de ovelhas e cabras, gado, prata, ouro, escravos e escravas, camelos e jumentos” (Gênesis 24:35, NTLH). Logo que Rebeca aceitou casar-se com Isaque, o servo “pegou vários objetos de prata e de ouro e vestidos e os deu a Rebeca. E também deu presentes caros ao irmão e à mãe dela” (Gênesis 24:53, NTLH).

Hoje, os costumes mudaram, mas o princípio permanece. É preciso “preparar o terreno” para, depois, poder avançar em planos mais sérios na vida, como o casamento. Os jovens devem se concentrar em estudar e crescer emocionalmente para que, quando alcançarem a maturidade, tenham condições de assumir um relacionamento seguro em todos os aspectos. Por isso, ninguém deve ter pressa para namorar ou para casar. É importante construir uma base antes.

O princípio também serve para a vida espiritual. Para que nós possamos firmar um compromisso cada vez mais sólido com Deus, é preciso que cuidemos do “terreno” do nosso coração. Antes de chegarmos à “festa de casamento eterno” por ocasião da volta de Jesus, temos que deixar nossa mente ser trabalhada pelo “Agricultor” celestial. Assim, literalmente, seremos felizes para sempre.