Quinta-feira
17 de janeiro
Visão positiva
Ao partirem, disse-lhes: Não contendais pelo caminho. Gênesis 45:24

Neal C. Wilson, presidente mundial da Igreja Adventista de 1979 a 1990, gostava de contar a história de uma de suas passagens por Gana, país da África Ocidental. Ao visitar uma tribo, deram-lhe uma escultura na qual a mão de uma pessoa segurava um ovo. Achando o presente diferente, perguntou ao líder da tribo se tinha algum significado especial. A resposta foi rápida: “Sim. A liderança é como um ovo na mão. Se apertar demais ele quebra e se soltar demais ele cai.” Tremenda sabedoria! O desafio é encontrar esse equilíbrio não apenas na liderança, mas em todas as áreas da vida.

Nelson Mandela disse certa vez que “uma boa cabeça e um bom coração sempre farão uma formidável combinação”. Infelizmente, não é assim que muita gente tem vivido. Você tem observado como as pessoas, em geral, estão mais negativas, tensas, críticas e desiludidas? Há uma multidão olhando apenas para o lado cinza da vida.

Não é assim que devemos nos portar. Precisamos alimentar uma visão mais positiva e equilibrada da vida para sermos “sal da terra” e “luz do mundo”. Tudo começa pela fonte de alimento espiritual. Quem bebe da Água da Vida tem o fruto do Espírito (Gl 5:22, 23). Por sua vez, quem bebe água mortal do pecado vai refletir as obras da carne (Gl 5:20, 21).

O cristão deve ser um instrumento de paz, agir sempre com equilíbrio e ter uma visão positiva da vida. Porém, isso só se torna realidade quando permitimos que Deus trabalhe em nós. Ellen White adverte: “Muitos pedem ao Senhor que os torne humildes, mas não estão dispostos a se submeterem à necessária disciplina. Quando sobrevém a prova, quando as aflições ou mesmo os contratempos ocorrem, o coração se rebela, e a língua profere palavras que são como setas envenenadas ou saraiva de granizo” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 176). Quando seguimos o exemplo de Cristo, nossos sentimentos, pensamentos, palavras e ações iluminam e dão sabor ao mundo.

Os desafios da vida são como frágeis ovos em nossas mãos. Com equilíbrio, não os quebramos nem os soltamos. Permita que o Espírito Santo tempere sua mente e seu coração com as virtudes do Céu. Assim, você terá sempre a leveza e a firmeza necessárias para abençoar a todos que estiverem sob sua influência.