Sábado
12 de janeiro
Fósseis, água e fogo
Mas eles deliberadamente se esquecem de que há muito tempo, pela palavra de Deus, existiam céus e terra, esta formada da água e pela água. E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído. 2 Pedro 3:5, 6

Fósseis são restos petrificados de seres vivos (animais e plantas) que se conservaram sem perder as características essenciais. Eles são formados somente quando conseguem escapar da decomposição natural. Em museus do mundo inteiro, é possível encontrar desde mosquitos presos na resina de árvores até grandes dinossauros petrificados.

Os fósseis podem se formar naturalmente ou de forma violenta. No primeiro caso, vejamos o exemplo de um peixe. Primeiro, ele precisa morrer. Então ele vai para o fundo do lago. Os sedimentos (areia, barro) que o cobrem ficam duros e compactos. Depois de algum tempo, viram rocha. O peixe começa a ficar poroso. A essa altura, já existe um molde na rocha. Por último, substâncias minerais da rocha preenchem os poros microscópicos do animal. Assim ele se petrifica totalmente.

Há restos de fósseis espalhados no mundo todo. Esse fato e a profundidade em que são encontrados (normalmente a 800 metros; mas, algumas vezes, a cinco quilômetros) indicam que houve uma violenta fonte de formação de fósseis.

A Bíblia fala de um dilúvio de grandes proporções que destruiu o mundo. Essa catástrofe não somente provocou a formação de fósseis nas regiões mais baixas da Terra, mas também em grandes altitudes. Além disso, abriu crateras e cavernas, formou grandes desfiladeiros e empilhou rochas enormes.

O dilúvio foi a primeira grande manifestação dos juízos divinos contra o pecado. Noé foi o profeta de Deus naqueles dias. Sua mensagem era: “Arrependam-se e entrem na arca.” Mas ele não foi ouvido. Então Deus usou a natureza para destruir a todos os seres vivos, e apenas oito pessoas foram salvas com os animais guardados na arca.

Como foi nos dias de Noé, disse Jesus, assim será também na ocasião de Sua vinda. Os homens estariam vivendo para seus prazeres e negando a existência de Deus.
A forma de destruição, porém, vai mudar. Todos os seres vivos, incluindo os homens e as mulheres que não aceitaram o convite de Jesus, serão queimados. E não restarão fósseis para lembrar o que aconteceu.