Domingo
03 de fevereiro
Melhor amigo
Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. João 15:13

Joseph Scriven (1819-1886) nasceu na Irlanda, em uma família bem estruturada, mas desde cedo a tragédia o alcançou. Na noite anterior a seu casamento, perdeu a noiva em um afogamento. Envolvido em profunda tristeza, entendeu que apenas o amigo Jesus lhe daria o consolo de que tanto precisava. A partir dessa experiência, compôs “Oh! Que Amigo em Cristo Temos” (Hinário Adventista, no 420). Esse hino tem sido um canal de esperança para o coração de muitas pessoas.

Em reação à perda trágica de sua noiva, Scriven decidiu começar uma nova vida e se mudou para o Canadá, estabelecendo-se em Port Hope, na Província de Ontário. Ele decidiu dedicar sua vida como professor para ajudar outras pessoas em uma escola para os irmãos de Plymouth. Resolveu também servir sem nenhuma remuneração a todos que precisassem dele. Doava até mesmo a própria roupa para ajudar os necessitados. Ficou conhecido como “O Bom Samaritano de Port Hope”.

No entanto, a tragédia o alcançou novamente. Dessa vez, sua segunda noiva adoeceu gravemente de pneumonia, depois de ser batizada em um lago gelado, e faleceu. Associado a isso, enfrentou também grande sofrimento físico, financeiro e a enfermidade da mãe. Enviou a ela uma carta de conforto com as palavras do hino “Oh! Que Amigo em Cristo Temos”.

O hino foi publicado anonimamente e, até pouco antes da sua morte, ninguém sabia de seu dom poético. Um vizinho que foi ajudá-lo durante uma enfermidade viu a poesia escrita num papel ao lado de sua cama e perguntou: “Foi o irmão que escreveu isto?” Ele respondeu com humildade: “O Senhor e eu a escrevemos juntos.”

Como você reage na hora da dor e do sofrimento? O melhor a fazer é dobrar os joelhos, recorrer ao melhor Amigo e lembrar que “Devemos nos manter tão perto de Deus que, em cada provação inesperada, nossos pensamentos se voltem para Ele tão naturalmente quanto a flor se volta para o Sol” (Caminho a Cristo, p. 99).