Segunda-feira
25 de março
Carona
Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Gênesis 12:4

Automóveis, ônibus, aviões e navios transportam, além de pessoas, uma multidão de insetos, ácaros, fungos e bactérias. Essa turma não paga passagem e viaja sempre na clandestinidade. O mosquito anófeles (transmissor da malária) tem dois milímetros, mas atravessa continentes nos compartimentos de bagagem de aviões e porões de navios. Por causa disso, um morador da Quinta Avenida (Nova York), e que nunca colocou os pés na África, pode ser vítima da doença.

Viajando em ônibus interestaduais não é incomum aparecerem baratas pequenas, magrinhas e esvoaçantes. Andam sobre as poltronas e cortinas e até em cima dos passageiros. Essas baratas sobrevivem nos ônibus por várias gerações, pois comida não falta. Há quem encare o assunto com naturalidade, mas é bom lembrar que as baratas andam sobre todo tipo de sujeira, servindo de transporte para várias doenças.

Bactérias, fungos e ácaros também vivem de carona. Só que não dá pra ver esses bichinhos que produzem alergias. Em um grama de poeira doméstica pode haver cerca de 20 mil ácaros vivos se reproduzindo ativamente. Eles vivem em suspensão no ar, passam de mão em mão, nas ruas e nas casas. Mas não ficam só aí. Também gostam de passear de carro. Transitam pelas ruas das cidades, de um lugar para o outro, confortavelmente instalados em automóveis e táxis. Por causa disso, a BMW e a Mercedes-Benz, já há algum tempo, produzem automóveis equipados com filtros que impedem a circulação de pólen e poeira no interior dos carros.

Abraão também era nômade, não tinha habitação fixa. Na Bíblia, descobrimos que ele saiu de casa sem saber para onde ia. Fez isso sem automóvel, ônibus, avião ou navio. Abraão e sua família viajavam a pé e levavam sua mudança no lombo de camelos. Antes que saísse, porém, Deus lhe disse: “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção” (Gênesis 12:2).

Abraão confiava em Deus. Ele se tornou o patriarca de Israel, e de sua família nasceu Jesus, o Salvador do mundo. Hoje, todos nós fazemos parte da família de Abraão, a família de Deus.