Quinta-feira
25 de abril
A bactéria do ouro
Mas Ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro. Jó 23:10

O ouro sempre deu muito trabalho ao espírito ambicioso do homem. Seu valor aumenta à medida que fica escasso. Às vezes, ele é retirado dos rios com mangueiras de sucção e bateias, como acontece no rio Madeira, estado de Rondônia, ou de montanhas, com enxadas e picaretas, como foi o caso de Serra Pelada, no Pará. Extrair ouro da rocha é um trabalho duro e cansativo. E grande parte se perde incrustada em minúsculos grãos de minerais. Atualmente as mineradoras contam com um grande aliado. São as bactérias thiobacillus ferrooxidans. Essas bactérias são micro-operárias que ninguém consegue enxergar.

A especialidade delas é oxidar (enferrujar) ferro e enxofre, pois é disso que se alimentam. Enquanto comem a ferrugem, vão abrindo caminho em direção ao ouro que está no interior das rochas, de grãos de pirita e de outros minerais.

É como se você comesse apenas o recheio de passas do panetone. As bactérias comem a massa (os minerais oxidados) e deixam o recheio (o ouro) para os mineradores. Elas fazem isso jogando enzimas digestivas extremamente corrosivas sobre o minério. Com a oxidação e algumas horas de ataque das bactérias, os grãos ficam porosos e mais fáceis de ser quebrados.

Os grãos têm menos de um centésimo de milímetro, ou seja, são menores do que um grão de areia, que costuma ter mais de dois centésimos de milímetro. O ouro preso nesses grãos se perderia, não fosse a ação dessas operárias sem salário. Em 300 toneladas de minério bruto, elas conseguem extrair cerca de 250 quilos de ouro.

Jó disse a Deus que não temia ser provado, pois tinha certeza de que se o fosse sairia vencedor. Sairia melhor do que era antes. Mesmo não entendendo tudo o que estava acontecendo em sua vida, ele não deixou de confiar em seu Pai do Céu. Sabia que, se permanecesse ao lado Dele, sairia vencedor.

Às vezes nos sentimos como um grão de rocha sem valor. Olhamos para fora de nós e só vemos casca. Por dentro, tudo parece muito confuso e perdemos a esperança. Deus, porém, vê além da casca sem valor. Ele sabe que tem ouro lá dentro, ouro bom. Deixe Jesus garimpar em você.