Quarta-feira
01 de maio
Bondade retribuída
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros. Efésios 4:32

Uma canção que conheço sugere que, quando praticamos a bondade, ela voltará para nós. Muitas pessoas que compartilham amor e bondade sabem que isso é verdade. Meu esposo, Roger, é responsável pelo desenvolvimento de infraestrutura em uma universidade. Ele costumava ir trabalhar cedo com seus funcionários, ajudando-os a fazer trabalho com precisão e rapidez. Oferecia incentivos para aqueles que realizavam bem as tarefas.

Muito cedo um dia, um visitante chegou ao campus universitário. Quando viu homens no trabalho tão cedo, ficou impressionado e perguntou:

– Por que vocês estão trabalhando tão cedo?

Um homem respondeu:

– Nosso supervisor faz o mesmo; seguimos o exemplo dele.

Conversando com o funcionário, o visitante soube que o supervisor era, na verdade, um missionário que veio para ajudar na escola.

Por que um estrangeiro trabalharia tão cedo e tão duro?, o visitante se perguntou.

– Você já tomou o desjejum? – perguntou o funcionário.

– Não, ainda não – respondeu o visitante.

O funcionário propôs gentilmente:

– Então eu pedirei que a cantina da universidade prepare uma refeição para você.

Mais tarde, o visitante revelou sua identidade: ele era ministro do Departamento de Educação do governo. Ele tinha ouvido coisas positivas sobre o trabalho que os missionários faziam naquela universidade, por isso resolveu ver por si mesmo se o que tinha ouvido era verdadeiro ou não.

Ao sair do campus, o funcionário do governo disse:

– Se você precisar do meu auxílio no Departamento de Educação, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo a qualquer momento.

Desde a sua visita, o ministro tornou a obtenção de licenças de trabalho para os missionários muito mais fácil do que antes.

Quando fazemos o nosso melhor, sem reservas, para ampliar a bondade em nome de Deus, as bênçãos retornam a nós inesperadamente. Abraão e Sara experimentaram esse princípio em sua vida. Depois de atender bem um visitante em sua tenda, receberam a promessa, que foi cumprida, de ter um filho na velhice.

É verdade que, de uma forma ou outra, aquele que mostra bondade receberá de maneiras inesperadas bondade como retribuição. Como você estenderá a bondade aos outros hoje?

Evelyn Gabutero Pelayo