Segunda-feira
20 de maio
Perdão
Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados. Atos 13:38

A página de segunda-feira no meu guia de estudo da Bíblia descreve a incrível circunstância do Pentecostes; o fenômeno surpreendente – línguas de fogo do Espírito Santo conferem poderes especiais às pessoas que seriam as primeiras emissárias do evangelho.

Honestamente, sempre fiquei intrigada com essa história. Como o núcleo da igreja formativa de Cristo, o pequeno grupo de homens e mulheres estava pronto para receber o derramamento do Espírito Santo. Eles estavam em harmonia e unidos em um propósito. No entanto, poucos dias antes, tinham ido ao cenáculo, arrastando com eles todas as suas antigas bagagens emocionais. Mesmo com todos os acontecimentos recentes, suas atitudes de intolerância, autopromoção, dúvida e legalismo ainda estavam bem vivas. Eram os mesmos discípulos que queriam que caísse fogo em uma aldeia de samaritanos, que as crianças ficassem afastadas de Jesus e que Ele não conversasse com determinadas mulheres. Eles não gostavam de gentios ou estrangeiros e também não eram muito amorosos uns com os outros. Na mesma sala, algumas semanas antes, eles haviam se sentado de braços cruzados, imersos em orgulho próprio, enquanto Jesus assumia o papel de servo e lavava os pés de cada um dos discípulos.

O que os transformou completamente em tão pouco tempo? Jesus lhes disse para orar e esperar, depois voltou para o Céu. Eles se sentaram naquela sala e ficaram olhando um para o outro. O que aconteceu?, eu me perguntei. O que os transformou?

Em uma palavra, acho que a resposta é perdão. Jesus lhes disse que a obra do Espírito Santo era “convencer o mundo do pecado” (Jo 16:8). E naquele cenáculo, acredito que o Espírito Santo trouxe a consciência coletiva para que entendessem como o perdão é importante. Eles precisavam obter perdão. Eles precisavam dar perdão. Uma coisa que a oração fará é ajudá-la a compreender o quanto você precisa de perdão. E imagine a lista de pessoas que eles precisavam perdoar: os soldados romanos que pregaram Jesus na cruz, os líderes judeus que orquestraram a destruição de seus sonhos. Para não mencionar o sentimento que havia entre eles mesmos.

E eles precisavam aceitar o perdão de si mesmos.

Na verdade, a boa notícia é que o perdão ainda está disponível. Qualquer hora, qualquer lugar. E para qualquer um.

Linda Nottingham