Quarta-feira
22 de maio
Esperando no Senhor
Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. Salmo 40:1, NTLH

Recentemente me mudei para um apartamento mais perto do hospital onde eu estava recebendo tratamentos oncológicos. O pequeno apartamento de um quarto me fez lembrar a simplicidade da minha vida. Uma noite, liguei para os meus pais a quase 2 mil quilômetros de distância. Eu disse ao meu pai:

– Acho que minhas orações não estão passando do teto, pai.

– Espere no Senhor – ele respondeu.

Espere no Senhor. Eu ainda me perguntava o que aconteceria a seguir. Para onde irei depois do tratamento? O que Deus fará com a minha vida? Como vou ministrar? Foi então que comecei a orar constantemente: Vou esperar em Ti.

As estações mudaram, e logo chegou o outono. Acordei uma manhã com os sons de um caminhão em movimento. Alguém estava se mudando para um apartamento em frente ao meu. Os carregadores estavam descarregando um banco para a varanda da frente. Isso me fez sorrir. Semanas depois, minha nova vizinha, Sarah, estava sentada na varanda, com uma coberta sobre as pernas, lendo a Bíblia e bebendo um chá. Ela deve ter no mínimo oitenta anos. Trocamos cordialidades. Naquela noite, Sarah estava sentada na varanda e me convidou para acompanhá-la. Ela me falou de sua infância nesta cidade, a morte do esposo e o tempo passado com a filha depois do funeral. Sentamos e apreciamos o pôr do sol e a brisa fria. Ela acariciou minha mão e disse: – É difícil esperar, não é?

É difícil esperar. Como ela sabe?

No dia seguinte, o tratamento me deixou tonta e enjoada. Liguei para Sarah. Lembro-me de vê-la caminhar em minha direção e depois, escuridão. Acordei no hospital com Sarah sentada ao meu lado. Ela estava lendo um salmo em sua Bíblia. Ela parou a leitura e segurou minha mão quando o médico entrou e explicou as complicações do tratamento. A dor me oprimia.

Comecei a chorar, mas apesar de minhas lágrimas, escutei Sarah cantarolar “Quão grande és Tu”. Quando ela terminou de cantar, abriu sua Bíblia e leu para mim até que adormeci. Essa mulher que eu conheci há algumas semanas estava cuidando de mim. Deus sabia que eu precisava de Sarah na minha vida naquele momento. Enquanto adormecia, ouvi a voz de Sarah: “Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro” (Sl 40:1, NTLH).

Dixil L. Rodríguez