Segunda-feira
13 de maio
O Mar Vermelho
O Senhor fez que as águas do mar se voltassem sobre eles, mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca. Êxodo 15:19

O Mar Vermelho não é vermelho. Como o Mar Mediterrâneo, ao qual se liga pelo Canal de Suez, ele é azul. Mas, quando o sol se põe sobre as montanhas da Jordânia e da Arábia Saudita, sua luz banha o mar calmo e sem ondas, refletindo tons vermelhos. Seria essa a origem do nome? Talvez.

Os corais vermelhos, e o fato de os edomitas terem vivido perto do mar, são outras hipóteses (Edom significa vermelho).

As águas claras do Mar Vermelho abrigam milhares de espécies animais. Só na península de Ras Mohammed já foram classificadas mais de oito mil espécies de peixes. Bancos de corais fósseis e vivos têm profundidade que variam entre 12 e 100 metros. As cores vivas e brilhantes no fundo azul das águas podem ser vistas mesmo por quem não mergulha.

Mergulhar no Mar Vermelho faz parte do programa turístico de quem vai à península do Sinai. Embaixo d’água há diversos jardins de gorgônias, animais celenterados que formam colônias. Os corais vermelhos são um tipo de gorgônia.

As anêmonas, também chamadas de flor-das-pedras ou actíneas, formam outros jardins com enguias e tubarões. Isso transforma o lugar em um paraíso submerso. Em alguns pontos, essa beleza está a mil metros de profundidade. Foi nesse mar, em algum ponto do Golfo de Áqaba, que o povo de Israel atravessou andando. Alguns explicam o fato usando fenômenos da natureza. Outros dizem que isso só acontece em filmes.

O Faraó do Egito também ignorou o poder que abriu o mar. Ele não desistiu de sua perseguição nem mesmo quando viu o povo atravessando-o em seco. Mas quando estavam na metade da travessia, as rodas dos carros dos egípcios começaram a emperrar. Deus pode ter feito com que a água do mar começasse a brotar do chão e a criar atoleiros no caminho deles. Alcançar os israelitas estava se tornando uma tarefa cada vez mais difícil.

Ali estava o rei da nação mais poderosa, com seus mais de 600 carros de guerra atolados na lama. E só então ele percebeu que estava metido em uma grande encrenca. Tentou voltar, mas não havia mais tempo. As colossais paredes de água se fecharam sobre ele e seu exército. Deus protegeu Seu povo e cuida de nós também.