Domingo
16 de junho
O que vestir
E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.” Apocalipse 7:14

As mulheres podem ter, ou não, mais problemas que os homens para encontrar algo para usar. Eu sei que tenho um armário cheio, mas às vezes sinto que não tenho as peças apropriadas para uma ocasião particular.

As roupas eram um tema importante, mesmo nos tempos bíblicos. O vestuário era muito caro e, claro, tinha que ser feito à mão, um projeto intensivo em mão de obra. A maioria das roupas era de lã, mas havia algumas de linho, peles de animais e, possivelmente, até mesmo de seda. E se você fosse bem rica, poderia até ter fios de ouro entrelaçados no tecido.

Há vários anos, notei a frequência com que a roupa era mencionada na Bíblia e decidi que, ao ler minha Bíblia durante o ano, anotaria toda referência a roupas. Encontrei 359 delas, e estou certa de que perdi algumas. Há passagens literais, como as instruções detalhadas sobre a forma como a roupa do sacerdote deveria ser feita e usada, referências simbólicas em que “Deus é como a minha roupa” (Jó 30:18) e roupa espiritual (2Co 5:1-5). A roupa era uma parte importante do despojo da guerra (Jz 5:30). Era tão importante como o ouro e a prata. E o sinal de desespero total era representado pelo ato de alguém rasgar sua roupa (Js 7:6).

É interessante que todas as vezes que José teve uma grande mudança na história de sua vida, ele mudou suas roupas ou elas foram mudadas para ele. A roupa também é importante na história de Ester.

Jesus começou Sua vida embrulhado em faixas, as pessoas jogaram roupas no chão diante Dele na entrada triunfal (Mt 21:8), e Ele terminou Sua vida na cruz, enquanto os soldados jogavam sorte por sua túnica de peça única. Ele contou histórias como a do convidado de casamento que não tinha o traje (Mt 22:11, 12) e repreendeu os fariseus por amarem longas franjas em suas roupas. Ele também nos advertiu a não nos preocupar com o que vamos usar (Mt 6:28-30). O tecido branco era difícil de conseguir: o processo de branqueamento era longo e caro; então, quando a Bíblia menciona Cristo vestido de branco e o Apocalipse nos diz que receberemos um manto branco (Ap 6:11), é significativo. Assim, estaremos devidamente vestidas para a ocasião.

Ardis Dick Stenbakken