Terça-feira
25 de junho
O x do egoísmo
Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios. 2 Timóteo 3:2

As moscas diopsidas têm os olhos no formato de duas hastes transversais, como se fossem antenas internas de TV. E quanto maior a antena, mais distantes do corpo do inseto ficam os olhos. Essa distância é entendida pelas fêmeas como item de “beleza” nos machos. Elas são mais atraídas para os que têm antenas maiores. Os olhos separados garantem a sobrevivência de um grupo de genes da mosca. Eles são chamados de “genes egoístas” porque usam o organismo da mosca em benefício apenas de si mesmos, controlando a sua reprodução.

Esse comportamento é comprovado ao se verificar que nas moscas diopsidas os genes egoístas sempre se instalam no corpo dos machos de haste comprida, exatamente os que são escolhidos para acasalar. Um detalhe interessante é que o gene egoísta é o responsável pelos olhos esticados da mosca. Mas ele também interfere no aumento da população feminina. Dessa forma, ele mesmo se destrói. O processo foi descrito mais ou menos assim:

Os espermatozoides dos machos podem ter cromossomos X ou Y. Só que os cromossomos X, que carregam o gene do olho comprido, matam os cromossomos Y. Sobrevivendo apenas os cromossomos X, só nascerão fêmeas, pois o óvulo feminino da mosca só tem cromossomos X. Sem machos para acasalar, o “gene egoísta” também é eliminado. Essa é uma história natural dos resultados do egoísmo, um mal que acima de tudo elimina nossa relação com Deus.

O egoísta acha que todo o mundo deve servi-lo. Mesmo que não diga, age como se fosse exatamente assim. À medida que o egoísta consegue espaço e gente para satisfazê-lo, torna-se um pequeno deus, o máximo do egoísmo. Deus está dentro dele, é o que ele sente, pensa e faz. O mundo hoje tem muito disso.

Palavras-chave no vocabulário do egoísmo: eu, meu, só eu. Não é difícil identificar um egoísta, mas também não é fácil abandonar as atitudes egoístas. Só quando Jesus vive em nós é que o altruísmo, contrário do egoísmo, se manifesta plenamente. Palavras-chave no vocabulário do altruísmo: você, seu, todos nós. O egoísmo é morte e aniquilamento. O altruísmo é vida e crescimento.