Sexta-feira
19 de julho
Às vezes sim; às vezes, espere
Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor. Salmo 27:14

Eu era apenas uma criança no jardim de infância quando ouvi pela primeira vez o ditado: “Deus sempre responde às orações: às vezes, com “sim”; às vezes, com “não”; e, às vezes, com “espere”. Parecia bem simples naquela época. Muitos anos depois, sei que esse é um conceito espiritual complexo porque às vezes, quando as respostas à oração não parecem vir, nós nos perguntamos: Jesus, Tu estás ouvindo?

Quando Deus obviamente responde “sim”, isso se torna a fonte de muitos testemunhos em cultos de oração no meio da semana. Amamos as várias histórias na Bíblia com esse tipo de resposta:

• Eliézer, o servo que orava, procurando uma esposa para o filho de Abraão.

• Jacó foi libertado da vingança de Esaú depois de lutar a noite toda com o anjo.

• Moisés cruzando o Mar Vermelho em terra seca.

• Os três jovens hebreus na fornalha de fogo não se queimaram.

• Daniel sendo salvo na cova dos leões.

• Pedro andando sobre a água.

Essas histórias nos encorajam. Falam da majestade e do poder de Deus. E nos proporcionam esperança à medida que avançamos na jornada da vida. No entanto, às vezes, Deus diz: “espere”. Agora, tenho que ser sincera: esperar é muito difícil! Vivemos em uma época de macarrão instantâneo e comida congelada. Nós cozinhamos nossas refeições em micro-ondas, que podem ser preparadas em apenas alguns minutos. Nossa cultura é construída sobre a velocidade. Mas, às vezes, Deus nos lembra de que é preciso esperar. Esperar muitas vezes nos frustra, nos deixa confusas e nos leva a questionar. Infelizmente, às vezes esperamos que Deus Se mova tão rápido quanto vemos nossos programas de computador se moverem.

No entanto, o conceito de espera tem significado para Deus. Às vezes, nossos pedidos de oração são frívolos e não bem pensados. Talvez Deus atrase uma resposta óbvia porque Ele quer que pensemos seriamente sobre o que Lhe pedimos. Nós realmente precisamos do que pedimos? O atraso pode estar relacionado ao fortalecimento do nosso coração e ao aprimoramento do nosso crescimento espiritual.

As respostas “sim” e “espere” são mais fáceis de aceitar quando nos lembramos de Quem está no controle. Reflita sobre sua vida de oração hoje. Deus está pedindo que você espere?

Edith C. Fraser