Terça-feira
02 de julho
Ácaro de veludo
Orem continuamente. 1 Tessalonicenses 5:17

Apesar do tamanho, oito milímetros, o ácaro vermelho é parente das aranhas e dos escorpiões. Seu pelo macio e aveludado deixa-o com a aparência de bichinho de pelúcia. Ainda jovem é um parasita, mas na fase adulta se torna predador de outros insetos. É considerado um amigo do ser humano, pois se alimenta dos ovos de gafanhotos e de outras pragas. Como todo aracnídeo, tem oito pernas e suga os fluídos do corpo de suas vítimas.

Quando acha alimento, come a valer. Mas caso não encontre comida com facilidade, o ácaro vermelho aveludado consegue ficar entre seis meses a um ano sem se alimentar.

Às vezes, as pessoas são obrigadas a fazer jejum. Antes de certas cirurgias, por exemplo, o paciente não deve comer nem beber. Mas há também os que jejuam voluntariamente, por motivos espirituais ou para fazer greve de fome. Em si mesmo, o jejum não acrescenta nada à vida espiritual. Mas ficar sem comer durante um certo período pode significar mais tempo de dedicação ao estudo da Bíblia e à oração. Também proporciona mais clareza mental, facilitando a compreensão das verdades espirituais.

O jejum é uma prática aconselhada por Jesus, mas, hoje, ele não parece ser tão popular entre os cristãos. Mas que dizer do “jejum” da oração? Visto que o mundo hoje não tem lugar para a oração, você precisa abrir um espaço para orar. Sem oração a vida espiritual enfraquece e morre.

O ácaro vermelho aveludado pode ficar um ano sem comer, mas nós não devemos ficar um só dia sem falar com Deus. Ao orar, primeiro confesse ao Senhor os pecados cometidos no dia que passou. Não esconda nada do seu amigo Jesus. Depois disso, louve-O porque Ele o perdoa de graça e porque é o seu poderoso Deus.

Em seguida, louve-O, lembrando-se com gratidão das bênçãos recebidas. Aproveite também para falar de seus amigos. Talvez um colega seu esteja doente, ou seu pai esteja passando por uma situação difícil.

Finalmente, fale de você mesmo. Conte a Ele como foi o seu dia. Se está triste, fale. Se está desanimado, fale disso também. Se está indo mal nos estudos, diga a Ele. Não há coisa alguma de nossa vida que não interesse a Deus. “A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 93).