Quarta-feira
10 de julho
Corruptos
Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. 1 Coríntios 9:25

Viciado, devasso, errado ou depravado. Cada uma dessas palavras pode ser usada para fazer referência à corrupção. Mas, o corrupto mesmo, não tem semelhança alguma com nada disso. Faz algum tempo, um camarãozinho ganhou popularidade em nosso país. Ele é magro como um lápis e recebeu um nome nada interessante: corrupto. Adulto, ele pode chegar a 20 centímetros, sendo que o macho apresenta tonalidade amarela e a fêmea, vermelha.

O número de corruptos por metro quadrado chega a dez na Costa brasileira. Já na Costa Oeste dos Estados Unidos, a população pode chegar a 200. A caça ao corrupto é feita com uma bomba de sucção acoplada à boca da toca do bicho, que vive em um buraco de cerca de cinco centímetros de diâmetro e 20 centímetros de profundidade. Ele ganhou esse nome nada lisonjeiro apenas porque vive escondido em galerias subterrâneas e raramente é visto na superfície. O único período de vida fora da toca é quando os filhotes, que não são poucos, nascem. Uma única mamãe corrupta põe mais de oito mil ovos.

Depois que os ovos eclodem, a mãe inverte a corrente de água que banha a galeria e eles são carregados para o oceano. Ali vivem por três meses, em meio ao plâncton. Depois que retornam, não deixam mais a toca. Os corruptos não sobrevivem fora de seus refúgios subterrâneos. As fêmeas morrem instantaneamente e os machos sobrevivem um pouco mais.

O verso de hoje fala de dois tipos de atletas: os que lutam por uma coroa corrupta e os que buscam uma coroa incorruptível. Nos dois casos há lutas e necessidade de domínio próprio. Algumas pessoas acham difícil seguir a Jesus, alegando que precisariam antes ser melhores. Dizem também que é muito difícil fazer a vontade de Deus. Não há vida fácil neste mundo, pois o sofrimento acontece a todos. A diferença total está no final da jornada, na coroa que receberemos. Uma é permanente, ao passo que a outra é corrupta, estraga e apodrece logo. Uma coroa tem brilho eterno, a outra é pálida e murcha.

Jesus veio para salvar as pessoas que têm problemas. Ele nos aceita como somos e como estamos e nos ajuda a vencer. Hoje mesmo podemos tomar posse da vida eterna, se aceitarmos o sacrifício de Jesus em nosso favor.