Terça-feira
16 de julho
Hamster
Dirigindo-se aos Seus discípulos, Jesus acrescentou: “Portanto Eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir.” Lucas 12:22

hamster dourado, ou esquilinho do Líbano, é originário da Síria. Dizem que foi um padre europeu quem deu carona a uma fêmea acompanhada de doze filhotes e os trouxe para o Ocidente. Por muito tempo ele foi apenas uma cobaia de laboratório, mas depois ganhou outros fãs e passou a ser adotado como bichinho de estimação. Passa o dia todo dormindo, só despertando totalmente quando o sol se põe. Cresce até 18 centímetros e pesa de 85 a 130 gramas.

Quanto à reprodução, o hamster ganha até dos coelhos. Com seis semanas de vida, após 16 dias de gestação, surge a primeira ninhada, com cerca de sete filhotes. Depois que os bichinhos nascem, todo cuidado é pouco. Barulho, falta de água na gaiola, ou intromissão externa no ninho, faz a fêmea se sentir ameaçada e comer os filhotes. Apesar de pertencer à família do rato, o hamster dourado é higiênico e organizado. Mesmo quando confinado a uma pequena gaiola, administra o pouco espaço que tem, demarcando o local de dormir, de urinar e de comer.

Em cada lado do pescoço, o hamster tem uma bolsa interna onde guarda comida. Mesmo estando em um lugar onde não há falta de alimento, ele não resiste à tentação de estar sempre armazenando. Enche a bolsa e deposita a comida em um canto da gaiola. Na verdade, tira de um lado e põe do outro. Até os filhotes vão parar na bolsa de comida da mamãe hamster, quando ela se irrita. Guardar comida é um hábito que lembra o lugar de origem do hamster, onde os invernos rigorosos o obrigam a se prevenir contra a escassez de alimentos.

Muitos seres humanos sofrem o flagelo da fome total. A cada dia, milhares de pessoas morrem, vítimas da desnutrição. Elas precisam ser olhadas pelos governantes e ajudadas por todos. O outro lado dessa história triste são aquelas pessoas que mesmo tendo tudo, querem mais ainda, não cessando nunca a preocupação com o dia de amanhã. Anos atrás, um boato fez muita gente estocar toneladas de comida em casa. Jesus pede que evitemos cultivar esse hábito, pois ele é próprio das pessoas que não confiam em Deus. Seu conselho é: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e Deus lhes dará todas essas coisas” (Lucas 12:31, NTLH).