Sexta-feira
16 de agosto
Jesus e você: autocuidado essencial
Jesus lhes disse: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco”. Marcos 6:31

Por vários anos, tenho feito um retiro pessoal anual, para recuperar o sono perdido, passar tempo de qualidade com Deus e planejar os projetos do ministério para o próximo ano de trabalho. Às vezes, consigo combinar uma viagem a trabalho com um retiro de um dia, sozinha em uma área próxima. Pelo menos uma vez ao ano eu tiro vários dias de folga para estar sozinha com Deus. Escolho um local diferente a cada ano, no perímetro de meio dia de viagem da minha casa, para experimentar várias configurações naturais: montanhas, florestas, jardins botânicos ou o oceano. Em cada lugar, Deus fala de Seu amor por meio de Seu segundo livro e compartilha Seu plano para mim. Em apenas um dia ou dois, eu me sinto renovada e pronta para enfrentar projetos que, antes do meu retiro, pareciam muito trabalhosos para pensar.

Conheço várias mulheres muito ocupadas que separam tempo regular para estar a sós espiritualmente. Uma delas tira um dia no mês para visitar um jardim bem lindo, e lá ela é reavivada pela comunhão com Deus e com a natureza. Outra amiga separa um ou dois dias a cada trimestre para percorrer trilhas na floresta e conversar com Deus. Outras mulheres ficam em casa e, a cada dia, enquanto seus filhos estão dormindo, se retiram para um cômodo em particular, onde podem relaxar e ouvir uma música suave.

Muitas vezes, as mulheres sentem-se culpadas por tirar tempo para si mesmas. Satanás sussurra que há trabalho a fazer. Seria pecaminoso descansar antes de terminar, certo? Considere isto: nenhuma de nós tem uma agenda mais atarefada que Jesus. Ele tinha apenas três anos e meio para realizar a missão mais importante já realizada. Satanás O bombardeou com todos os obstáculos e tentações possíveis para impedir que Ele completasse Sua tarefa. Embora Jesus não tenha desperdiçado um minuto, Ele repetidamente separava tempo, a Bíblia registra, para descansar e orar. Jesus também encorajou os discípulos a descansarem e se renovarem.

Nosso Criador sabia que tomar tempo para se revigorar não é perda de tempo; é essencial para o nosso bem-estar físico e espiritual. Aquele que ama cada uma de nós com amor eterno sabe que uma mudança de ritmo é terapêutica, especialmente quando combinada com a comunhão com Ele. Quanto mais ocupada você for, mais você precisará de tempo para si. Jesus convida você a descansar um pouco com Ele.

Se você pedir, Ele mostrará como encontrar tempo regular para ser reavivada por Ele. Por que não aceitar o convite Dele?

Carla Baker