Segunda-feira
05 de agosto
Árvore sob medida
A árvore cresceu tanto que a sua copa encostou no céu; era visível até os confins da terra. Daniel 4:11

maior árvore viva do mundo é uma sequoia-gigante, apelidada de “General Sherman”, da Califórnia, EUA. Ela tem 83,82 metros de altura, tronco com 11,1 metros de diâmetro e copa com 31,3 metros de circunferência. O crescimento mais rápido é o de uma albizzia falcata, plantada em junho de 1974, em Sabah, na Malásia. Em 13 meses ela cresceu 10,74 metros, ou seja, 28 milímetros por dia. A árvore mais alta, já medida, foi um eucalipto que caiu na Austrália, com 130 metros.

É possível medir uma árvore, mesmo que ela esteja em pé. Providencie fita métrica, papel, lápis e uma ripa de madeira, de três centímetros por 1,50 metro. Chame um(a) amigo(a) para ajudá-lo(la).

1. Meça a altura de seu amigo e anote.

2. Peça a ele para ficar em pé ao lado da árvore e se afaste.

3. Segure a ripa com o braço esticado e alinhe a extremidade superior com a cabeça de seu amigo. Com o lápis, marque na ripa o ponto em que ela se alinha com os pés dele.

4. Sem sair do lugar, levante a ripa até alinhar a extremidade superior com o topo da árvore.

5. Marque o ponto onde a ripa se alinhar com o pé da árvore.

6. Calcule: as duas marcas na ripa indicam quantas vezes a árvore é mais alta que seu amigo. Suponha que seja 10 vezes mais alta: se ele medir um metro e sessenta, a árvore terá 16 metros.

A árvore enorme que apareceu no sonho do rei Nabucodonosor era um símbolo dele mesmo. A princípio frondosa, teve os galhos e a copa cortados. O rei elogiava a si mesmo e se esqueceu de Deus. Nabucodonosor ficou sete anos fora do trono comendo capim como um bicho doido esfomeado. Mas o anjo de Deus tinha ordem para não serrar o tronco. Quando Nabucodonosor entendeu que a única pessoa no mundo que deve ser glorificada é Deus, ele voltou ao trono. Medir o tamanho das árvores, tudo bem. Mas ficar “medindo” e elogiando a si mesmo é fria.