Quarta-feira
14 de agosto
Se liga!
Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles.” Eclesiastes 12:1

Muito tempo antes da invenção das antenas de rádio, TV e telefone, as baratas, os grilos e as borboletas já carregavam as suas. De simples elas só têm a aparência, pois na verdade são equipamentos ultraversáteis, de tecnologia mais complicada do que qualquer aparelho inventado pelo homem. Umas funcionam como radares que localizam a presença de predadores. Outras são sensores termostáticos que identificam calor e umidade. Na hora de caçar, as antenas viram armadilhas perigosas e algumas servem até como apelo para atrair o sexo oposto.

Especializadas em perceber o ambiente, as antenas dos insetos recebem e registram estímulos táteis, químicos (gosto e olfato), térmicos e umidade. As mariposas noturnas, por exemplo, podem detectar a radiação infravermelha. Em suas antenas existem estruturas que lembram chips de computadores, capazes de perceber a presença de uma coruja ou de outra mariposa, pelo calor que suas asas desprendem enquanto voam.

As antenas dos insetos são formadas pela união de vários pedacinhos chamados artículos. Em quantidade, podem variar de um a cem. Os músculos que comandam as antenas se encontram em sua base, próxima à cabeça do bicho, e movem apenas o primeiro segmento. O restante da antena é movido por mudanças de pressão do líquido que corre em seu interior, a hemolinfa (o sangue dos insetos). No segundo artículo da maioria dos insetos adultos existe uma estrutura sensorial chamada órgão de Johnston. Esse órgão é responsável pela condução das informações captadas pela antena e por sua transmissão aos gânglios cerebrais, onde é feita a “leitura” que orienta o bicho.

O texto de hoje também é um tipo de antena. Fique ligado no tempo, amigo. O tempo todo. Alguns pensam em aproveitar a vida fazendo a vontade de seu coração, para só depois de velhos, aos pedaços, entregarem-se a Deus. Pensam que a vida é muito boa para ser gasta com igreja, leitura da Bíblia e oração. Não entre nessa. Não jogue fora a sua vida distanciando-se de Jesus. Reserve para Ele o melhor de Sua vida, de seus talentos, de sua força, de sua saúde, de seu amor e de seu tempo. Fique ligado: “Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você” (Steve Beckman).