Sexta-feira
13 de setembro
Corramos a corrida
Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta. Hebreus 12:1

No início de 2012, estabeleci o objetivo de correr uma meia maratona (21 quilômetros) para arrecadar dinheiro e construir uma sala de aula na escola da pequena aldeia que meu falecido pai frequentou. Sem ter corrido essa distância antes, segui um programa de treinamento que melhoraria minha corrida de 10 para 21 quilômetros. O programa consistia em correr três dias por semana, aumentando lentamente minha resistência, força e velocidade. Nos dias chuvosos, minha corrida era restrita à esteira. Eu sempre tentava alcançar o objetivo estabelecido para cada dia. Treinei diligentemente por vários meses, tendo em mente a data específica de setembro. Toda a minha corrida foi em superfícies relativamente planas, e eu estava bem familiarizada com as rotas que percorri. Às vezes, encontrava as mesmas pessoas, quando corria. Para me preparar melhor, corri em horários diferentes, de madrugada ou à noite.

Durante os meses de preparo, tive que participar de uma reunião relacionada ao trabalho fora da cidade. A pequena cidade tinha lindas colinas, e tanto o nascer quanto o pôr do sol eram fantásticos. As colinas testaram minha força e minha resistência. No primeiro dia em que corri, a rota ascendente foi um desafio, exigindo grande disciplina e determinação. A descida foi diferente: mais rápida, empolgante e quase divertida. No fim da semana, aguardava o meu treinamento, embora um pouco apreensiva em relação ao trecho ascendente.

Um dia, quando me sentei para ter meu tempo devocional com Deus, percebi como o treinamento da vida espiritual é semelhante ao treinamento físico. Deus sempre nos chama para um lugar mais alto, um relacionamento mais profundo e um compromisso maior. Nós também desejamos isso; mas, às vezes, a disciplina da trilha ascendente parece demais para nós. Por outro lado, o deslizar para o pecado é bem mais fácil, até mesmo emocionante, quase divertido e, antes de saber disso, corremos com alegria na lama do pecado. Satanás torna atraente a nossa descida ao pecado e nos cega ao fato de estarmos descendo a ladeira. Ele fecha nossos olhos para a destruição à frente.

Agradeço a Deus porque Ele não desiste de nós. Ele nos lembra de que, embora nós caminhemos (ou corramos) pelo vale da sombra da morte, Sua vara e Seu cajado ainda nos confortam e nos mantêm.

Mukatimui Kalima-Munalula