Sábado
14 de setembro
Confiar e obedecer
Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em Ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a Tua proteção. Em Ti exultem os que amam o Teu nome. Salmo 5:11

Um dos maiores desafios na vida de um cristão é confiar em Deus de forma consistente. Penso em ocasiões em que duvidei de Deus; não em Sua capacidade de me ajudar, mas porque eu não esperava que Ele ajudaria do modo que eu queria. Penso em Gideão, que enfrentou um período difícil para confiar no chamado de Deus para a sua vida, e testou a Deus (Jz 6). Confiamos em Deus como devemos? Ou tentamos testar Suas promessas, sempre nos sentindo inseguras a respeito do fato de Ele fazer o que diz ou se responderá conforme desejamos? Um hino que eu amo é intitulado “Confiar e Obedecer”. As duas palavras, confiança e obediência, são muito importantes para o nosso crescimento espiritual. Devemos confiar em Deus, e também devemos obedecer à Sua Palavra. Deus disse a Gideão: “Vá libertar Israel das mãos de Midiã” (Jz 6:14). Se Gideão tivesse obedecido a Deus sem duvidar, teria sido um líder bem mais forte. Deus não Se aborreceu com Gideão. Ele lhe deu provas de Seu poder (v. 36-40). Essa ação de Deus aumentou a fé de Gideão e fortaleceu sua confiança Nele.

Ao olhar para a minha vida e ver a mão de Deus atuando, também percebo que cada vez que Ele respondeu à oração ou realizou um milagre em meu favor, o resultado foi maior confiança e maior fé. Quando uma nova provação surge no meu caminho, eu me lembro da liderança de Deus em minha vida e me sinto confiante para enfrentar a provação? Avanço na obediência, sabendo que Deus está no controle e fará todas as coisas para o meu bem, ou duvido Dele novamente e tropeço na caminhada cristã?

A Bíblia está repleta de histórias daqueles que obedeceram à Palavra de Deus e confiaram em Sua sabedoria, bondade e orientação. Como resultado, o relacionamento que essas pessoas tiveram com Deus cresceu de força em força. Pessoas como Daniel, Débora, Rute e Noemi, Abraão, Ana, Abigail, Elias e Eliseu, e a lista continua… Ser cristão não é fácil, e a fé em Deus se desenvolve ao vê-Lo trabalhar em nossa vida, especialmente quando a situação parece estar cada dia pior.

Para ver Deus em ação em nossa vida, também precisamos obedecer à Sua Palavra, seguir Sua liderança e nos render ao Seu plano para nós. Por meio de tudo isso, vamos dar-Lhe o louvor e a gratidão.

Tenha bom ânimo, minha irmã, confie em Deus, e você exultará de alegria.

Heather-Dawn Small