Sábado
14 de setembro
Crescimento completo
E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52

André morava com os pais, Marlene e Julio, em Iquitos, na selva peruana. Como Julio era militar e viajava muito, André começou a participar do Clube de Desbravadores com a mãe.

Julio não gostava que o filho fosse ao clube. Entretanto, depois de muita insistência, o pai foi a uma reunião. Ao ver a ordem unida, o respeito à pátria e à família, o preconceito dele foi quebrado. Começou então a frequentar as reuniões aos domingos, ajudar como instrutor e logo também passou a participar das atividades do clube aos sábados. Envolveu-se em um pequeno grupo, recebeu estudos bíblicos e, poucos meses depois, toda a família foi batizada.

Deus gosta de usar crianças e juvenis em Sua obra. Por isso, precisamos prepará-los corretamente para esta vida e para a eternidade. O Senhor estabeleceu diferentes meios para que isso possa ser feito. A família, a educação cristã e a igreja são parceiras nesse processo. Cada um desses métodos tem um importante papel na transmissão dos valores cristãos e no preparo de cada criança para ser testemunha de Jesus.

Na igreja, porém, o Clube de Desbravadores é um meio eficiente de dar consistência à vida espiritual das crianças e juvenis. Ele estabelece valores mais profundos, um discipulado mais intenso, um aprendizado mais amplo para a vida e um preparo mais sólido para enfrentar desafios.

Se esses meios forem empregados de modo correto, as crianças e juvenis se desenvolverão de modo integral, como Cristo. Crescerão mental (sabedoria), física (estatura), espiritual (graça diante de Deus) e moralmente (graça diante dos homens).

A educação sólida e completa não acontece por acaso. É resultado de ação intencional, exemplo coerente e oração intensa. Ellen White afirma: “Pela sincera e fervorosa oração, os pais devem construir um muro em torno dos filhos. Devem suplicar, com plena fé, que Deus habite entre eles e santos anjos os guardem, a eles e aos filhos, do poder cruel de Satanás” (Conselhos Para a Igreja, p. 152). Faça tudo o que você puder para oferecer a nossas crianças um crescimento completo como o de Jesus. Assim, elas serão instrumentos poderosos nas mãos de Deus.