Quarta-feira
25 de setembro
É Primavera
Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden. Gênesis 2:8

A maior flor do mundo pertence a uma planta parasita (Rafflesia arnoldi) que vive nas florestas do Sudoeste Asiático. Com 91 centímetros de diâmetro, suas pétalas têm quase dois centímetros de espessura, pesam 11 quilos e cheiram carne podre.

A maior flor americana é a nossa vitória-amazônica (vitória-régia). É cheirosa, tem 30 centímetros de diâmetro, pétalas brancas ou às vezes rosadas. A vitória-amazônica se fixa no fundo de lagos de até meio metro de profundidade e suas folhas parecem um tabuleiro de dois metros de diâmetro. As bordas são reviradas para cima e são capazes de sustentar uma criança pequena. A parte que fica em contato com a água é revestida com espinhos e tem cor avermelhada. A parte de cima é lisa e verde. Mas o reinado de sua flor dura pouco mais que uma noite. Ela murcha algumas horas depois de abrir.

A flor de lótus, sagrada para hindus e budistas, é considerada um milagre botânico. Ela consegue manter sua temperatura entre 30 e 35° C, mesmo que o ambiente fique mais quente ou resfrie até 20° C. Calcula-se que cada botão de lótus gera energia igual a um watt. Nesse caso, sessenta botões forneceriam energia suficiente para iluminar o seu quarto. Uma tulipa negra, fruto de pesquisas genéticas, foi apresentada ao mundo por “jardineiros” holandeses. Já o sonho da flor impossível circula nos laboratórios americanos, provocando verdadeiros malabarismos genéticos: é a rosa azul.

O primeiro jardineiro foi o Criador. Ezequiel 31:8 fala dos cedros plantados no jardim de Deus. Isaías afirma que Israel será tão feliz quanto o jardim do Senhor. O lugar onde Jesus tinha Sua hora tranquila era um jardim – o Getsêmani. E em um jardim (João 19:41) Ele foi sepultado e ressuscitou.

Disse um poeta que “a folha, quando começa a amar, vira flor”.

Estamos na primavera, a estação das flores, a estação dos perfumes, das cores e dos amores. Você faz parte do jardim de Deus. É primavera e Ele o ama. Dedique sua vida ao Espírito Santo. Muitos jovens aproveitam a primavera para selar sua fé em Jesus, nas águas. Se você ainda não foi batizado, pense e ore sobre isso agora. “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16).