Sexta-feira
11 de outubro
Corrida de tartarugas
Eles atacam como guerreiros; escalam muralhas como soldados. Todos eles marcham em linha, sem desviar-se do curso. Não se empurram uns aos outros; cada um marcha sempre em frente. Avançam por entre os dardos sem desfazer a formação. Joel 2:7, 8

É noite e as ondas lavam a areia da praia. Em algum lugar, a quase um metro de profundidade, pequenas tartarugas, não muito maiores que uma tampinha de garrafa, esticam o pescoço para fora da casca do ovo. Surpresa: em vez de céu estrelado, escuridão total e farofa de areia na cabeça. E é só o começo. Agora devem cavar e romper os centímetros que as separam do oxigênio. Já aí, algumas ficam para trás, impedidas pela areia ou pela casca do ovo. Do lado de fora, elas nunca erram o caminho para o mar. A corrida começou. Os 15 ou 20 metros de praia que as separam da água parecem intermináveis. Na hora do parto não teve médico, mas agora há recepcionistas com más intenções à espreita: são aves marinhas, lagartos e caranguejos famintos que atacam e devoram as tartaruguinhas às centenas. Sem proteção nenhuma, a praia vira um campo minado.

Enquanto testemunham a morte de suas irmãzinhas, as sobreviventes continuam correndo para a água. Mas esse, que deveria ser um gostoso primeiro banho para tirar a areia da cara, torna-se outra aventura. A luta agora é contra os peixes e os tubarões que fazem plantão ali perto. Com energia suficiente para nadar 24 horas sem parar, os intrépidos animais precisam chegar a um lugar seguro e farto em alimento.

Ao nascer, uma tartaruga marinha não pesa mais que um bombom. Adulta, a gigante, também conhecida como tartaruga-de-couro, chega a 900 quilos. A tartaruga-de-pente é a mais bonita. Um pente feito com seu casco pode valer entre 3 e 4 mil dólares. Quanto à idade, se deixarem, elas duram séculos. Esmeralda, uma tartaruga que vive em uma ilha do arquipélago das Ilhas Seychelles, tem idade estimada em 204 anos.

No quesito entusiasmo, as tartarugas são uma inspiração. De cada mil que nascem, apenas uma, e no máximo duas, chegam à vida adulta. O entusiasmo é uma corda que tem dois fios: motivação e autodisciplina. Um fortalece o outro e juntos superam barreiras e atravessam os campos minados da vida. Se seu entusiasmo estiver bem firmado em Cristo, você subirá por essa corda com a certeza de alcançar seus objetivos neste mundo e para a eternidade.