Sábado
12 de outubro
Os gafanhotos do Apocalipse
Quando Ele abriu o sétimo selo, houve silêncio no Céu por volta de meia hora. Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas. Apocalipse 8:1, 2

O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que havia caído do Céu sobre a Terra. À estrela foi dada a chave do poço do Abismo. Quando ela abriu o Abismo, subiu dele fumaça como a de uma gigantesca fornalha. O sol e o céu escureceram com a fumaça que saía do abismo. Da fumaça saíram gafanhotos que vieram sobre a terra, e lhes foi dado poder como o dos escorpiões da terra. Eles receberam ordens para não causar dano nem à relva da terra nem a qualquer planta ou árvore, mas apenas àqueles que não tinham o selo de Deus na testa…

“Os gafanhotos pareciam cavalos preparados para a batalha. Tinham sobre a cabeça algo como coroas de ouro, e o rosto deles parecia rosto humano. Os cabelos deles eram como os de mulheres e os dentes como os de leão. Tinham couraças como couraças de ferro, e o som das suas asas era como o barulho de muitos cavalos e carruagens correndo para a batalha. Tinham caudas e ferrões como de escorpiões, e na cauda tinham poder para causar tormento aos homens durante cinco meses. Tinham um rei sobre eles, o anjo do Abismo, cujo nome, em hebraico, é Abadom, e, em grego, Apoliom” (Apocalipse 9:1-4, 7-11).

Como imaginar um gafanhoto desses? Jeito de cavalo, cara de homem, cabelos compridos, dentes de leão, couraça de ferro e cauda com ferrão. Ao voar, o barulho das asas se confunde com os sons do aço na batalha.

A não ser na voracidade, os gafanhotos do Apocalipse não têm nada a ver com gafanhotos de verdade, que comem mato. Os do Apocalipse atacam e torturam gente. Gafanhotos comuns não ferroam. Os do Apocalipse sim.

Gafanhotos normais não têm líder (Provérbios 30:27). Os do Apocalipse têm: Abadom ou Apoliom, que significa ruína e destruição.

Muitos dizem que esses gafanhotos simbolizaram os exércitos muçulmanos em guerra contra os cristãos, nos séculos 7 e 8 depois de Cristo. Outros acham que não. Você precisa conhecer o Apocalipse. É o livro da revelação de Jesus Cristo, e que fala dos últimos acontecimentos.