Sexta-feira
22 de novembro
Pássaros cantores
Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam. Atos 16:25

Calcula-se em quatro mil o número de espécies de pássaros cantores existentes no mundo. O canto é tão específico, apesar de diversificado, que é possível até diferenciar espécies gêmeas, cuja plumagem e outros aspectos físicos dificultavam a classificação. O som vocal dos pássaros é produzido a partir da siringe, localizada na parte inferior da traqueia. Apesar de ter menos possibilidades vocais que os seres humanos, eles fazem coisas como emitir 45 notas musicais por segundo, tendo um tom a duração de apenas 0,002 segundos.

Quanto à duração do canto, alguns pássaros conseguem mantê-lo por mais de sete minutos. Nesse ponto levam vantagem sobre os seres humanos, pois conseguem respirar e cantar ao mesmo tempo. Mas há também os que fazem música instrumental. Os sons são produzidos pelo estalar do bico, pelas penas e por meio das vias respiratórias. Isso é possível por causa das almofadas de ar que certos pássaros e aves têm no tórax. A araponga é capaz de emitir dois sons diferentes ao mesmo tempo. Esse efeito especial é produzido por dois brônquios que atuam separadamente.

Do canto do uirapuru, um dos mais famosos em nosso país, nascem tons de clarineta ou flauta, em notas interligadas e de grande harmonia. O azulão, o curió, o sabiá-laranjeira, o canário e o corrupião estão entre nossos mais famosos cantores. O canto dos passarinhos vai além de uma demonstração artística. Seu objetivo é, de alguma forma, transmitir uma mensagem ou expressar sentimentos, domínio territorial, época de acasalamento ou procriação.

Depois de levarem uma surra, Paulo e Silas foram jogados em um cárcere na cidade de Filipos, Macedônia. Machucados e com os pés acorrentados a um tronco, o mais lógico seria gritar de dor e falar palavrões. Mas Paulo e Silas cantavam, pois consideravam ser um privilégio sofrer em nome de Jesus. A música sara nossas feridas emocionais e aproxima de Deus os que estão ao nosso redor. Afasta a raiva, as tentações e o desânimo. Cante com os pássaros, cante com a natureza, cante com os seus irmãos. Louve.