Domingo
01 de dezembro
As formigas-safári
E grande multidão continuava a segui-Lo, porque vira os sinais miraculosos que Ele tinha realizado nos doentes. João 6:2

Parentes próximas das taocas e correição, as formigas-safári africanas têm mandíbulas poderosas, semelhantes a tesouras. Com elas conseguem cortar músculos de vertebrados e até carne humana. Como a correição, vivem mudando de um lado para o outro. Em suas viagens pelas florestas, marcham em colunas de 50 metros de largura. Por onde passam, escorpiões, centopeias, grilos, aranhas e besouros fogem apavorados. Até mesmo animais maiores como sapos, lagartos, ratos e esquilos são obrigados a sair da frente.

Isso atrai uma multidão de seguidores das formigas. São diversos tipos de predadores em busca de comida fácil. Moscas parasitas, lagartos comedores de insetos da família das iguanas, macacos e várias famílias de aves fazem parte da comitiva. Os gatos se aproveitam para comer baratas fugitivas e ratos. Pequenos peixes capturam insetos que pulam na água dos riachos próximos ao caminho das formigas. À noite, elas ganham outros seguidores: os morcegos.

Houve uma época da vida de Jesus em que Ele também teve uma enorme multidão de seguidores. Eram milhares de pessoas vindas de todas as partes da Judeia, de Samaria e da Galileia. A multidão era composta por curiosos, gente que não tinha o que fazer, doentes, famintos, discípulos, amigos e inimigos. E Jesus sabia disso, a ponto de dar pessoalmente este recado aos interesseiros: “A verdade é que vocês estão Me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos” (João 6:26).

A multidão apoiava Jesus quando Ele lhe dava o que ela queria. Sua lealdade era comprada. Queriam usá-Lo para seus próprios objetivos, como um rebelde contra os romanos. Quando perceberam que Jesus não Se deixaria usar, mudaram de opinião a Seu respeito. As mesmas pessoas que gritaram “Hosanas ao Filho de Davi”, horas depois também gritaram: “Crucifica-O!” Jesus estava no meio do povo e a multidão não percebeu que Ele era o Filho de Deus. Outras coisas roubavam sua atenção. O que você busca ao orar? Saúde, roupas, boas notas na escola, coisas? De que adianta entrar em Jerusalém e não ver a face do Rei? Jesus é muito mais.