Sexta-feira
06 de dezembro
De olho no Sol
Tendo os olhos fitos em Jesus, Autor e Consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que Lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-Se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2

Toda borboleta já foi lagarta um dia. Elas sempre surgem a partir desse bicho, bonito para uns e nojento para outros. Algumas lagartas de mariposas têm veneno capaz de matar uma pessoa, mas são exceção. O ser humano também tem veneno e mata. O processo da passagem de lagarta à borboleta, ou mariposa, é cheio de curiosidades. Há lagartas que se fixam na árvore onde nasceram e cresceram. Outras se jogam de cima da árvore e se enterram no chão. Mas há também as que, ao caírem, se arrastam em busca de outro lugar onde possam aguardar pacientemente – um mês, três meses ou até um ano – sua nova vida.

Ao caírem, certas lagartas andam aproximadamente um minuto em linha reta. Independentemente da direção escolhida, andam quase 100 metros assim. Em um dia nublado, porém, uma lagarta caiu da árvore, mas vagou sem direção, em círculos, de um lado para o outro. Quando o sol surgiu, ela caminhou em linha reta, subindo no primeiro obstáculo – árvore ou pedra – que apareceu em seu caminho. Aí ela se fixou. De alguma forma, o bichinho consegue relacionar a luz do sol com a direção e se manter em linha reta. Sem luz, a lagarta vagueia sem rumo.

Tem gente que olha para si. Então pode acontecer duas coisas: admiração ou depressão. A pessoa se admira quando acha que é boa. E se deprime quando acha que não vale nada. Admiração, nesse caso, é semente de orgulho e depressão é falta de confiança em Deus. Não temos nada que possa nos recomendar diante Dele.

Tem gente que olha para os outros. Preocupa-se com o comportamento da esposa do pastor, dos filhos do pastor, do ancião, etc. Tem gente que deixa de frequentar a igreja ao “concluir” que todo o mundo é falso, não tem amor e é hipócrita. Essa atitude pode até ser cômoda, mas não resolve nada.

Tem gente que olha para Jesus. O coração está cheio de perdão e não há por que se deprimir. Toda a admiração é para Ele, pois Jesus fez o maior sacrifício e deu o maior amor. Ele é o Sol da Justiça, a luz que ilumina, o leme que guia, a bússola que orienta, a mão que sustenta. Fique de olho no Sol.