Segunda-feira
13 de janeiro
O preço do compromisso
Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir. Eclesiastes 5:4, 5

Todo compromisso exige responsabilidade. Existe gente na igreja que diz: “Este ano não vou aceitar nenhum cargo. Vou dar oportunidade para outros!” Pessoas que pensam dessa forma não percebem o truque de Satanás. Ele sabe que quem faz isso para de crescer. Só é possível crescer quando se aceita responsabilidades. Se você quer crescer mais, aceite mais responsabilidades. E se quer crescer mais ainda, aceite ainda mais responsabilidades.

Já percebeu que as pessoas que mais criticam são geralmente as menos comprometidas? É muito fácil criticar quando não se tem comprometimento! Você só se compromete com o que quer; isso tem a ver com a vontade. Você só se compromete com o que ama; isso tem a ver com as emoções. Você só se compromete com o que acredita; isso tem a ver com as convicções. Observe que o compromisso envolve todo o ser. Muitos assumem um compromisso, sem pensar no preço. Quase sempre as pessoas comprometidas ficam isoladas em seu compromisso. Poucos compreendem essa atitude, porque, em nossos dias, muita gente vive descomprometida.

Muitos dos homens que Deus escolheu foram pessoas solitárias. Pense em Abraão, que estava construindo altares e adorando sozinho; pense em Elias, que estava sacrificando e testificando sozinho; pense em Jeremias, que estava profetizando e chorando sozinho; pense em Daniel, que estava servindo e orando sozinho. Todas as pessoas que Deus usou, em algum momento de sua vida, tornaram-se solitárias. Todos os vultos que mereceram monumentos foram homenageados em honra de seu compromisso.

Deus quer que cada cristão cumpra seus compromissos. Nossa maior responsabilidade é seguir Jesus todos os dias de nossa vida, sem O abandonar. O jovem fiel honra seus compromissos!