Quinta-feira
16 de janeiro
O teste do compromisso
E que Deus poderá livrá-los das minhas mãos? Daniel 3:15

A terceira reação ao compromisso são os desafios que o mundo lança diante de nós. O desafio é uma antecipação da prova, que virá em seguida. Nabucodonosor disse aos três amigos de Daniel: “É verdade que vocês não querem adorar meus deuses?” Algumas pessoas não acreditam que exista alguém de valor, que esteja disposto a pagar o preço dos compromissos assumidos.

O teste é inevitável quando nos comprometemos. Você está comprometido? Está pronto para atravessar a prova à sua frente? Você será testado! Até mesmo Deus está disposto a colocar você na fornalha da provação, para evidenciar sua fidelidade a Ele. Você está pronto para passar pelo fogo? Ninguém está, mas não há como escapar.

Nabucodonosor ofereceu aos rapazes uma segunda oportunidade. Os três estavam em uma situação muito difícil. Quando o momento da prova chega, o compromisso realmente se revela. Nessa hora, você fica sozinho.

Os três estavam em pé, mas havia pelo menos um soldado ao lado de cada um deles. Quando a música começou a tocar, será que eles começaram a se perguntar: “E agora, o que faço? E se eu simplesmente me abaixar e amarrar o cadarço do sapato? Eles pensarão que estou ajoelhado, mas estarei só amarrando o sapato.”

Cada um deles teve que tomar uma decisão muito pessoal. Não dava para consultar um ao outro: “E aí, Sadraque, o que você está pensando em fazer?” Não. Na hora da prova, você está sozinho.

Quando o momento da prova chegar, Deus vai Se revelar de forma poderosa. Sem passar pela prova, é impossível saber o que Deus pode fazer pelos que confiam Nele. Mas, quando você passa pela prova, seja ela qual for, então poderá ver Deus Se revelando fiel em seu favor.

Qual é o seu limite? Talvez você esteja enfrentando a dificuldade de ser uma voz isolada em sua sala de aula. Quem sabe você esteja se sentindo encurralado com as ofertas constantes da tentação. Sei que não é fácil. Mas, quando a prova chegar, resista. Seja fiel!