Domingo
19 de janeiro
Caráter
Também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. Romanos 5:3, 4

Não é fácil ser diferente, especialmente quando a maioria está satisfeita em ser como todo mundo. O caráter nobre distingue uma pessoa das demais. E um jovem de caráter não tem preço. Ele “não se compra nem se vende”.

Caráter é uma identidade moral. Ou você tem ou você não tem. O Eterno Construtor coloca os alicerces de nosso caráter, mas nós construímos o edifício. Ellen White diz: “A mente é o terreno; o caráter é o fruto. […] Nosso próprio procedimento determina nosso caráter” (Mente Caráter e Personalidade, v. 2, p. 545).

O caráter não é herdado. Ele é construído mediante a formação que recebemos. Caráter é algo que vai sendo formado e impresso com o tempo em nosso interior, uma verdadeira marca forjada por pais e familiares. O caráter não é forjado do dia para a noite; é uma obra da vida inteira. Isso significa que, para se ter ideia do caráter de uma pessoa, não podemos tomar como base algumas ações isoladas. Temos de olhar para toda a vida.

Também não é uma obra instantânea. Estamos acostumados com a rapidez. Com o caráter não funciona assim. Toda influência que recebemos, todos os hábitos que adquirimos, todas as escolhas que fazemos, todas as atitudes que assumimos entram em nosso DNA moral, para o bem ou para o mal.

Caráter é como uma marca d’água que distingue e diferencia uma pessoa de outra. Alguns dizem que “a primeira impressão é a que fica”. Mas, para conhecer o caráter de alguém, precisamos de tempo e convivência.

O apóstolo Paulo diz que o crente usa as experiências da vida para o aperfeiçoamento do caráter. Ele até apresenta uma sequência natural de desenvolvimento: tribulações, perseverança, caráter e esperança. Tudo o que acontece em nossa vida nos torna melhores se permitirmos que o Espírito Santo imprima em nós o “caráter aprovado” do Senhor Jesus Cristo. Ore por essa bênção em sua vida hoje.