Segunda-feira
20 de janeiro
Habilidade x caráter
O homem sem caráter maquina o mal; suas palavras são um fogo devorador. Provérbios 16:27

Facilmente confundimos caráter com habilidades. Pessoas habilidosas impressionam à primeira vista. Seu jeito de fazer as coisas, seu talento e carisma conquistam os que estão à sua volta. Sempre tem alguma coisa na pessoa talentosa que nos atrai, e somos levados a dizer: “Gosto desse sujeito.”

Contudo, a confusão é instalada quando as pessoas confiam em suas habilidades sem prestar atenção ao caráter. Isso pode acontecer com qualquer um. Pessoas com grande talento muitas vezes se inclinam para a autoconfiança, sem cultivar traços de caráter sólidos. Não demora muito para que os pontos cegos comecem a aparecer. Então, aos poucos, todos ao redor começam a perceber que a pessoa é indigna de confiança.

Pense em sua habilidade mais aparente, que pode ser vista em público, e pergunte-­se: Em que rumo essa habilidade está me levando? Em direção à vida, à melhor versão de mim mesmo ou em direção à vaidade e ao orgulho próprio? Todos temos talentos.
O perigo está em confiar em nós mesmos, sem procurar cultivar aqueles traços de caráter que nos tornam cada dia mais semelhantes a Jesus. Portanto, reflita em seu jeito de ser e em sua motivação para fazer o que faz.

Cresci na igreja, participando em todas as oportunidades. As pessoas olhavam para minhas habilidades e diziam que eu deveria ser pastor. Mas, antes de alguém pegar um microfone na igreja, mais do que habilidades, é preciso ter caráter. Se a pessoa tem caráter e não tem habilidades, apesar de suas limitações, é uma pessoa sincera e confiável. Porém, se a pessoa tem habilidade, mas não tem caráter, é uma bomba-relógio. E, na hora em que explodir, eu não quero estar por perto.

Quando aparece um problema na igreja, no trabalho, na escola ou em qualquer outro lugar, no centro da questão está alguém que tem muita habilidade, mas não tem caráter. Uma pessoa sem caráter não deveria ter credibilidade. Porém, sua influência é como “fogo devorador”, diz o sábio. E faz um grande estrago à sua volta. Todos já vimos isso acontecer.

Então, se Deus pode contar com suas habilidades, não descuide de seu caráter. Ele deseja usar você, mas ficará difícil fazê-lo se você não tiver credibilidade e caráter. Somente o Espírito de Deus pode realizar essa transformação em sua vida.