Segunda-feira
17 de fevereiro
Tipos de fé
Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” Ele respondeu: Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: “Arranque-se e plante-se no mar”, e ela lhes obedecerá. Lucas 17:5, 6

A fé é um elemento tão central no cristianismo que quem crê é chamado de crente. Porém, há uma grande diferença entre crer em Deus e ter fé Nele. Em Tiago 2:19, lemos o seguinte: “Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem – e tremem!”

As pessoas iam a Jesus em busca de ajuda porque tinham certeza de que Ele podia lhes ajudar. Os evangelhos relatam nove vezes em que Jesus disse para alguém: “A sua fé o curou.” As pessoas tinham confiança na bondade e compaixão de Jesus. Por isso, O procuravam, tentavam tocar em Suas vestes, ou clamavam por um milagre.

Há pelo menos três tipos de pessoas em relação à fé. Podemos chamar o primeiro de “crentes por acaso”. São indivíduos que acreditam em Deus, mas não se rendem totalmente a Ele. Podem até frequentar uma igreja, mas não têm uma experiência real com o Senhor. Embora creiam em Deus, vivem como se Ele não existisse de fato.

O segundo tipo de fé é composto pelos “crentes por conveniência”. Trata-se de pessoas que levantam a bandeira da fé por puro interesse. O crente por conveniência está sempre falando sobre assuntos espirituais, mas tudo não passa de fachada. Dizemos que gente assim fala da “boca para fora”. Até fala de Deus, mas não O conhece.

O terceiro tipo são os “crentes comprometidos”. Essa fé nasce na conversão e parece tão pequena quanto um grão de mostarda. A ênfase do ensino de Jesus nessa expressão é o caráter processual do crescimento da fé. Não se trata de um elogio à fé pequena, que não cresce. Ao contrário, Ele estava repreendendo Seus discípulos por terem uma fé estagnada.

Jesus estava chamando a atenção para a qualidade do grão que, depois de germinar, cresce e se torna a maior das hortaliças. O Senhor não despreza a fé pequena, mas Ele quer vê-la crescendo.

Quer que isso se torne realidade em sua caminhada? Creia em Deus e exponha-se à Sua Palavra. Agindo assim, prepare-se para os grandes milagres divinos em sua vida.